🇧🇷 RECIFE – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Uma mistura de história, cultura e carnaval – pronto, você está em Recife. A cidade encanta seus visitantes por seu lado histórico, além de belezas naturais de tirar o fôlego. Capital do Pernambuco, Recife tem influências holandesas e um mar de possibilidades. 

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Recife. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer em Recife: atrações e opções de passeios

A capital pernambucana, também apelidada de “Veneza Brasileira”, é vibrante, animada e o calor comanda o ritmo da cidade. As suas atrações culturais e gastronômicas prometem agradar a todos os estilos de viajantes. A começar pelo famoso Marco Zero de Recife, na Praça Rio Branco, local com belíssimos prédios históricos e muita cultura. 

Dançarinos de frevo no carnaval de rua em Recife, Pernambuco, Brasil.
Dançarinos de frevo no carnaval de rua em Recife, Pernambuco, Brasil.

Mas se deseja mergulhar de cabeça na cultura sertaneja, o Cais do Sertão é um museu interativo com exposições temporárias e um acervo permanente. Ele foi construído no local de antigos armazéns no Porto de Recife e carrega muita informação. Já outra parada obrigatória, para conhecer ainda mais da cultura local, é o Paço do Frevo. O espaço cultural é dedicado à valorização de uma das principais tradições da cultura brasileira, a música que nasceu em Pernambuco, o frevo. No primeiro andar, conheça a história do ritmo e os demais andares são dedicados a escola de música e programações temporárias. 

Na união de belezas naturais e cultura local, a dica é uma visita ao Parque de Esculturas Francisco Brennand, inaugurado em 2000, em comemoração aos 500 anos de descoberta do Brasil. O espaço conta com as obras do artista plástico que nomeia o parque, sendo a principal a Torre de Cristal com 32 metros de altura

Pensar em cidades do Nordeste é o mesmo que lembrar das praias e em Recife não seria diferente. A praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa de Pernambuco e possui cerca de 8 km de extensão. Antes de nadar, fique atento aos limites de segurança devido ao risco de tubarões. Além de ótima praia, Boa Viagem é um bairro com boas opções gastronômicas e outras atrações locais, como a feira de artesanatos na praça que leva o mesmo nome. Mas, se preferir conhecer outras praias próximas, uma boa pedida pode ser a Praia do Pina ao norte e a Praia de Piedade ao sul

Vista aérea da praia de Boa Viagem em Recife, capital de Pernambuco, Brasil.
Vista aérea da praia de Boa Viagem em Recife, capital de Pernambuco, Brasil.

Além de todas as atrações e atividades de lazer em Recife, reserve um dia de viagem para conhecer Olinda, a primeira capital do estado, que abriga muitas atrações a cerca de 10 km de Recife (partindo do Marco Zero). Seu Centro Histórico, também chamado de Cidade Alta, abriga igrejas, edifícios históricos e um casarão colorido. Também aproveite para conferir a Igreja do Carmo, sobre um morro com o mar ao fundo, paisagem de tirar o fôlego, bem como no Alto da Sé, com a melhor vista da cidade na Catedral da Sé e no Observatório. 

Recife e Olinda são palcos de um ótimo carnaval de rua, muita folia e frevo. Conhecidas por oferecerem festas tradicionais e pelo famoso desfile dos Bonecos de Olinda, com homenagens a diversas personalidades nacionais. Além disso, ao planejar sua viagem para Recife e Olinda, procure por serviços de “walking tour” com empresas locais que fazem visita guiada pelos roteiros históricos de ambas as cidades, assim é possível uma experiência mais viva da cultura de Pernambuco. 

Onde comer em Recife: as melhores opções gastronômicas

Viajar para Recife é ser muito bem recebido por uma gastronomia que agrada o paladar – seja pelos restaurantes com proposta internacional ou pelos locais com a culinária local deliciosa, que inclui diversidades como: bolo de rolo, tapioca, bobó de camarão e muito mais. Para não se perder com a variedade de restaurantes típicos, escolha os preferidos que deseja visitar antes de embarcar e, também, se permita explorar a região para degustar comidas típicas que encontrar pelo caminho. 

Crédito: Bruno Lima - MTUR
Crédito: Bruno Lima – MTUR

Uma das melhores maneiras de conhecer a culinária local é visitando mercados. Comece pelo Mercado da Madalena, inaugurado em 1925, e oferece diversos alimentos da culinária local. Já o Mercado de São José, oferece diversidade de artesanatos além dos alimentos, além de uma arquitetura típica do século XIX, já que foi inaugurado em 1875. 

Falando em restaurantes, uma das capitais gastronômicas mais importantes do Brasil certamente terá opções para todos os gostos. Um dos queridinhos dos locais e turistas é o restaurante Ca-Já, que traz receitas inusitadas a partir de ingredientes nativos. E se é possível unir história com gastronomia, Recife dispõe do restaurante mais antigo do Brasil ainda em funcionamento: prepare-se para conhecer o restaurante Leite

Outro restaurante queridinho de Recife é o Entre Amigos, com uma cozinha regional e ambiente aconchegante, um local que vale ser visitado em uma de suas unidades pela cidade (em Boa Viagem e Espinheiro). Para quem deseja curtir uma noite típica na capital pernambucana, o Bar Central é ideal. Localizado na balada Rua Madame Simões, com diversos bares e restaurantes, o espaço dispõe de um cardápio variado de drinks e petiscos. 

 

Quando ir para Recife: as melhores épocas para visitar

Movimentada o ano inteiro, seja por turismo ou negócios, Recife está sempre pronta para receber os viajantes que desembarcam por lá. O verão torna a cidade mais lotada, por ser uma boa época para mergulhar, além de, claro, ser o período do Carnaval. 

Por fazer calor em todas as estações do ano, apenas com variações de chuvas entre o verão (mais seco) e o inverno (mais chuvoso), a recomendação é visitar a cidade em meses alternativos aos da alta temporada, como março a junho (porém, se atente à probabilidade de chuvas), ou setembro a novembro – a não ser que queira vivenciar a folia do verão e carnaval. 

Vista panorâmica da cidade de Recife, em Pernambuco, Brasil, ao pôr do sol, mostrando sua mistura de arquitetura histórica e moderna e o rio Capibaribe atravessá-lo no dia quente de verão.
Vista panorâmica da cidade de Recife, em Pernambuco, Brasil, ao pôr do sol, mostrando sua mistura de arquitetura histórica e moderna e o rio Capibaribe atravessá-lo no dia quente de verão.

Onde ficar em Recife: opções de hospedagem para sua viagem 

Grande parte dos hotéis se concentram nas praias de Boa Viagem e Pina, sendo que na primeira é o bairro preferido dos turistas por estar próximo de bares, restaurantes e dos pontos turísticos. De qualquer forma, independente do hotel escolhido, ambos os bairros possuem fácil acesso e transportes a outras partes de Recife. Aqui, colocamos as distâncias dos hotéis para o Marco Zero da cidade. 

Crédito: Bruno Lima - MTUR
Crédito: Bruno Lima – MTUR

O hotel Atlante Plaza (cerca de 8 km de distância) é requintado, com localização privilegiada e conta com comodidades para tornar a estada ainda mais completa – além de algumas suítes contarem com vista panorâmica para o mar. Já o Burgan Recife Hotel by Atlantica (cerca de 11 km de distância) é outra opção para quem gosta de comodidades extras na hospedagem, além de estar localizado a cerca de 400 metros da Praia de Boa Viagem. 

As opções de hotéis que priorizam o custo-benefício e também contam com boa localização na querida Praia de Boa Viagem são o Fity Hotel (cerca de 10 km de distância) que dispõe de muito conforto e as opções necessárias para o descanso em sua hospedagem em Recife. Outro hotel em mesma localização é o Hotel Jangadeiro (cerca de 9 km de distância), em frente à praia e bastante confortável. 

Já para quem prefere mais liberdade e custo-benefício, é possível encontrar ótimas opções de apartamentos para alugar em boas regiões de Recife. E para sua hospedagem em Olinda, escolha uma opção como a Pousada dos Quatro Cantos, que promove uma experiência imersiva por ser espaço de uma mansão do século XIX, além de confortável e com decoração clássica.

 

Como chegar em Recife: informações e deslocamentos

O Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre (REC) (cerca de 14 km de distância do Marco Zero) recebe voos diretos de diversas cidades do país. As principais capitais do Nordeste como Salvador e Fortaleza e os aeroportos de São Paulo são os que possuem mais voos com destino a Recife. 

Ao desembarcar na cidade, é possível se deslocar por meio de carro (táxi, aplicativo ou alugado) ou transporte público. Aproveite também para fazer passeios de barco em Recife, para explorar a cidade. 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas de Recife

Praia dos Carneiros: Conhecida como uma das praias mais bonitas do Brasil, é ideal para curtir um cenário paradisíaco próximo de Recife (cerca de 100 km de distância do Marco Zero). O local, quando em marés baixas, tem piscinas naturais e bancos de areia perfeitos para você relaxar e observar as belezas naturais. Também é possível curtir passeios que promovem uma imersão na natureza local, com visitas a cidades vizinhas de barco. 

Porto de Galinhas: A praia famosa por piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, uma paisagem de tirar o fôlego, é quase vizinha de Recife (distante apenas cerca de 65 km do Marco Zero). Caracterizada como um dos melhores destinos de praia do país, é ideal para você relaxar em um local tranquilo. (Guia completo de Porto de Galinhas)


Gostou desse destino? Descubra outros guias de viagem por aqui.