🇫🇷 FRANÇA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Muito além da querida Torre Eiffel, em Paris, a França é um país que abriga história, cultura e belas paisagens de tirar o fôlego. O país é um espetáculo à parte que envolve gastronomia local, ótimos vinhos e muita arte e cultura. 

Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para França. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer na França: atrações e opções de passeios nas principais cidades

PARIS 

Conhecida como “cidade da luz”, a capital da França possui uma imensa variedade de atrações para todos os públicos – desde casais apaixonados aos turistas que buscam desbravar seus locais históricos. A cidade que possui mais de 2 milhões de habitantes, é considerada uma das 7 maravilhas do mundo e conta com uma infinidade de bons restaurantes e boulangeries (ou, padarias em português). Paris merece uma visita especial de alguns dias para explorar um pouco do que tem a oferecer. 

Arco do Triunfo – Paris.

Comece o tour conhecendo alguns dos principais pontos turísticos de Paris, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, símbolos importantes para os franceses e um marco especial para quem visita a capital. Não deixe de conferir, é claro, um dos museus mais importantes do mundo, o Museu do Louvre. O local pede um bom tempo – quem sabe um dia todo – para ser apreciado. Além dele, Paris dispõe de mais de 150 museus, sendo um belo lugar para quem deseja aprender mais sobre arte, aproveite para visitar também o Museu d’Orsay e o Palácio de Versalhes

Para deixar sua viagem à Paris ainda mais encantadora, programe-se para realizar um clássico piquenique aos pés da Torre Eiffel – ou, até mesmo, conferir o restaurante no segundo andar da Torre, o Le Jules Verne. E, se estiver à procura de algum passeio especial, um tour de barco ao longo do Rio Sena permite ver a cidade sob uma nova perspectiva, além de observar monumentos importantes da cidade ao longo do caminho.  

BORDEAUX 

Conhecida como a cidade do vinho, Bordeaux (lê-se “bordô”, mas em português, o nome da cidade é “Bordéus”) pode ser vista como uma “pequena Paris”, com cerca de 600 km de distância. Cortada pelo rio Garonne, a cidade tem vinícolas por perto, monumentos históricos e um charme especial. Pode facilmente ser conhecida em alguns dias, com passeios a pé ou de trem. 

Em sua viagem a essa charmosa cidade no sudoeste da França, você irá degustar deliciosas iguarias da gastronomia, saborear deliciosos vinhos produzidos na região e mergulhar em uma cidade histórica que hoje é considerada Patrimônio Universal da UNESCO. Um dos pontos mais conhecidos da cidade é a Catedral de Santo André, também conhecida como Catedral de Bordeaux, com estilo gótico que merece ser visitada por dentro. 

A Place des Quinconces, uma das maiores praças urbanas da Europa, já abrigou rebeliões e hoje dispõe de um amplo espaço para convivência às margens do rio. Para compras, a rua mais larga do continente é a Rue Sainte-Catherine, que abriga diversas lojas. Não deixe de conferir também o Place de la Bourse, um dos símbolos característicos da cidade. 

Quando estiver em Bordeaux, aproveite para visitar vinícolas e se deliciar com o vinho da região. Por lá, são mais de 4 mil propriedades de vinícolas com perfis diferentes e que produzem, em sua maioria, vinhos tintos.

Recomenda-se visitar, pelo menos, 3 châteaux (nome usado para propriedades vinícolas) diferentes em sua estada em Bordeaux, situadas em locais afastados da cidade, como St. Emillion, Pessac-Léognan, St. Julien, Margot e Pomerol. Lembre-se de que é interessante consultar se a propriedade escolhida possui estrutura para receber visitantes e, para agendar, pode-se fazer o contato direto com os responsáveis. 

LYON 

É uma excelente alternativa para quem deseja sair da capital e ir em rumo ao interior da França, ainda que Lyon seja a terceira maior cidade do país, é uma fonte de história, modernidade e culinária que todo turista merece vivenciar. Com cerca de 400 km de distância de Paris, a cidade dispõe de uma bela organização em que se torna ainda mais fácil desbravar o local – Presquîle, onde ficam os turistas, já Fourvière é o bairro mais antigo da cidade, fundado durante o Império Romano e, Vieux Lyon é caracterizado como bairro medieval. 

Em Presquîle fica a Ópera de Lyon, um prédio clássico construído em meados do século XIX. Perto de lá, está a praça Place des Terreaux, um dos principais pontos turísticos de Lyon, que conta com a Fonte Bartholdi. O Museu de Belas Artes é quase como uma parada obrigatória, junto com o Carré D’Or, um shopping ao ar livre. Já em Vieux Lyon visite a Catedral de Lyon, Igreja Saint-Jean-Baptiste.

No bairro Fourvière você vai encontrar as melhores opções gastronômicas, além de opções de pontos turísticos clássicos como a Basílica Notre Dame de Fourvière e o Jardim Rosaire que fica próximo. Além do Théâtre Antique, clássico e histórico, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Onde comer nas principais cidades da França: as melhores opções gastronômicas

Pensar o que comer em uma viagem à França é uma tarefa fácil e que dá água na boca. As diversas opções gastronômicas disponíveis, restaurantes e chefs premiados, além de sabores incríveis e únicos de cada lugar é o que torna a viagem ainda mais gostosa. Crème brûlée, croissants, macarons, queijos e vinhos locais e muito mais fazem parte da lista de iguarias da culinária francesa que merecem sua atenção, para isso escolha restaurantes locais! 

Em sua viagem para Paris, o La Flamme fica próximo ao Arco do Triunfo e dispõe de uma culinária francesa tradicional, com um ambiente acolhedor e menu variado. O restaurante Au Chien Qui Fume‎ tem decoração charmosa e diversas opções para um café da manhã clássico parisiense. Se estiver em busca de um bar para curtir a noite, o Chez Georges é um bar de vinhos ideal para petiscar alguns queijos tradicionais. 

Já em Bordeaux, não deixe de degustar um doce tradicional da região chamado de Canelé. Além disso, aproveite para conhecer um restaurante com estrela Michelin como o La Tupina, que combina bons temperos com tradições gastronómicas da região sudoeste do país. Para um encontro especial, o Berthus tem ambiente intimista e menu variado para acompanhar um bom vinho local. Por fim, visite um dos restaurantes mais clássicos e movimentados da região, La Brasserie Bordelaise merece uma parada para degustar bons pratos. 

Para sua estada em Lyon, que tal uma ida a um restaurante um pouco mais sofisticado como o Les Encavés? Por lá o ambiente é requintado e o menu variado. Para uma opção aconchegante do ambiente à culinária, o Table et Partage promete encantar desde a entrada. Já o Le Musée promete uma proposta mais descontraída com o clássico francês na decoração e gastronomia, para se sentir um local. 

Quando ir para França: as melhores épocas para visitar

A melhor época para sua viagem para a França é nas estações com temperatura mais amena, entre abril e junho, que é a primavera na Europa, ou entre setembro a novembro, quando acontece o outono. Nos meses de verão e inverno, o país recebe temperaturas fortes e, dependendo do período, pode estar em alta temporada com turistas que buscam cidades francesas para as férias – seja para um banho de mar ou esquiar nos Alpes Franceses. 

A documentação necessária para sua viagem é apenas o passaporte válido, não sendo necessário apresentação de visto para viagens à turismo. 

Onde ficar nas principais cidades da França: opções de hospedagem para sua viagem 

Escolher o melhor hotel para sua viagem para a França pode ser desafiador, afinal as opções podem se encontrar mais próximas ou distantes de pontos turísticos específicos. A verdade é que, independente do local escolhido, será uma possibilidade de desbravar as cidades, se sentir um local e transitar para encontrar os pontos turísticos e restaurantes que deseja visitar. 

Paris como a maior cidade e capital do país dispõe de diversas opções de hospedagens em diversos arrondissements (bairros), sendo o 6º arrondissement o mais próximo de pontos turísticos e do centro da cidade, com as opções mais requintadas e com valor agregado mais alto. Como o Hôtel de l’Abbaye, localizado no centro de Paris (cerca de 4 km de distância da Torre Eiffel e 33 km do Aeroporto Charles de Gaulle), proporciona uma bela vista para a cidade e uma experiência especial com diversas comodidades incluídas. 

O hotel F1 Paris Porte de Châtillon está mais distante do centro da cidade (cerca de 7,5 km de distância da Torre Eiffel e 33 km do Aeroporto Charles de Gaulle), no entanto, mais próximo do Jardim de Luxemburgo, por exemplo. Como uma boa opção que visa o custo-benefício na hospedagem, é um hotel confortável e como necessário para sua hospedagem. Em Paris, é fácil de movimentar de transportes públicos, como metrô, o que contribui para a hospedagem acontecer em qualquer arrondissement, a depender de outros quesitos. 

Em Bordeaux, a opção central é o Hilton Garden Inn Bordeaux Centre (cerca de 22 km de distância do aeroporto) e fica próximo à Ponte de Pedra, um dos monumentos históricos da cidade. É uma opção completa e requintada. Já o Residhotel Galerie Tatry (cerca de 11 km de distância do aeroporto) é uma opção com fácil acesso ao centro de Bordeaux e dispõe de uma decoração moderna e o essencial para sua hospedagem. 

Para sua viagem a Lyon em uma hospedagem mais sofisticada, o Hotel Saint Vincent (cerca de 33 km de distância do aeroporto) é ideal. Localizado próximo à Ópera de Lyon, oferece comodidades essenciais em um ambiente clássico francês. Já o Hotel Park Saône (cerca de 30 km de distância do aeroporto) é moderno e confortável para sua estada. 

Além das opções de hotéis de diferentes categorias nas variadas cidades da França, também há a opção de aluguel de apartamentos por temporada, que permite conforto e liberdade para os hóspedes, aliado ao custo-benefício. 

Como chegar na França: informações e deslocamentos das principais cidades

Para chegar à França, você pode desembarcar no principal aeroporto de Paris, o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle (CDG) recebe voos diretos de capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, com a média de 11 horas de duração. Ou, se já estiver pela Europa ou em outras cidades da França, você pode desembarcar no Aeroporto de Paris-Orly(ORY), ao sul da capital. 

Para chegar à Paris de trem, a metrópole dispõe de diversas estações, sendo a Paris Gare de Lyon uma das mais movimentadas. Se locomover de trem pelas cidades da França pode ser uma opção mais viável em determinadas distâncias, por exemplo nas rotas de Paris e Bordeaux (cerca de 600 km de distância) ou Paris e Lyon (cerca de 500 km de distância), o trajeto por trem leva em torno de 2h30 para cada cidade. 

As cidades também contam com aeroporto internacional, o Aeroporto Bordeaux-Merignac fica em Bordeaux (BOD) e o Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry (LYS) em Lyon. Ao chegar na cidade, por meio aéreo, basta se locomover de trem para chegar ao centro. 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas da França

Saint Malo: Uma cidade de praia, cercada por muros, que abriga belas paisagens naturais e história de piratas e corsários. Localizada na Bretanha, às margens do Canal da Marcha, é um destino inusitado e que merece uma parada especial, principalmente se estiver na França no verão. Distante cerca de 400 km de Paris e com a possibilidade de uma viagem de quase 3h, é possível esticar alguns dias da capital e ir para o litoral. 

Provence: Conhecida pelos famosos e encantadores campos de lavanda. A melhor cidade para chegar na região, se for de avião, é Marselha, no entanto todas as outras cidades da região possibilitam fácil acesso às plantações. Aproveite a ida ao destino para conhecer a Distillerie Aroma Plantes, fazenda especializada na plantação de plantas aromáticas. E, por fim, a dica de ouro é ir no começo do mês de julho para ver os campos floridos! 

Precisando de mais detalhes para sua viagem à Paris? Acesse nosso guia detalhado de Paris. Para as férias em outros destinos, confira nossos guias de viagem por aqui.