🇧🇷 BONITO – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

O destino de ecoturismo queridinho dos brasileiros, no coração do Mato Grosso do Sul, Bonito promete entregar muito além de belezas naturais, mas também experiências imersivas na natureza. 

  • O que fazer em Bonito: atrações e opções de passeios 
  • Onde comer em Bonito: os melhores bares e restaurantes da cidade
  • Quando ir para Bonito: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar em Bonito: opções de hospedagem para sua viagem
  • Como chegar em Bonito: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Bonito

Confira este guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Bonito. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer em Bonito: atrações e opções de passeios

Prepare-se para mergulhar em águas cristalinas com peixes coloridos. Sim, as flutuações e mergulhos são parte da atração principal de Bonito, que atrai famílias e aventureiros dispostos a entrar em contato com a vida marinha em um local específico para isso. Para você aproveitar ainda mais, procure pelo Rio da Prata e Rio Sucuri

O Aquário Natural, localizado a apenas 7 km de Bonito, é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade, já que possui estrutura completa para receber visitantes que buscam um refúgio na natureza. Por lá também é possível flutuar no rio e fazer uma trilha até a nascente. 

E como Bonito se refere às belezas da natureza, não dá para deixar de visitar as famosas grutas presentes por lá. Aproveite para se aventurar na Gruta do Lago Azul (localizada a cerca de 21km do centro de Bonito) e na Gruta do Mimoso (localizada a cerca de 30km do centro de Bonito). Ambas necessitam de estar acompanhadas de guia para contemplação e oferecem um passeio completo, com direito a mergulho nas águas das cavernas. 

Para os amantes de cachoeira, planejar uma viagem para Bonito é o destino certo para explorar as quedas d’água do Parque das Cachoeiras. Em uma trilha que passa por sete cachoeiras diferentes, com um cenário de tirar o fôlego, além de poder aproveitar uma ida na tirolesa disponível por lá. Recomendamos reservar o passeio com antecedência para garantir o melhor horário e chegar ao local por carro (próprio ou alugado) ou transfer. 

Outro lugar que reserva diversas cachoeiras é a Estância Mimosa, com 10 opções diferentes de quedas d’água, sendo que nove delas são parte das paradas para banho inclusas no passeio. Mas, se desejar uma aventura um pouco mais radical, o Abismo Anhumas conta com uma descida de rapel em uma caverna belíssima, além de ser uma das aventuras que mais envolve preparo físico para participar – afinal, o abismo possui cerca de 80 metros de profundidade. É necessário agendamento para participar, já que envolve acompanhamento de pequenos grupos no trajeto. 

Se deseja explorar a cidade e as surpresas que a natureza local reserva, a recomendação é alugar um carro para ter maior liberdade. Vale conversar com pessoas locais e pontos de turismo para pedir recomendações de trajetos e poder circular com mais segurança. Ou então, se preferir contar com a segurança de um transfer para cada transporte, pode ser uma opção que agrade melhor a quem estará em busca de passeios e aventuras por Bonito. Lembre-se que é necessário cuidar da natureza local para manter ao máximo a preservação ambiental de Bonito.

Onde comer em Bonito: as melhores opções gastronômicas

As influências da culinária pantaneira refletem em Bonito de diversas formas, incluindo os pratos com peixes de água doce que pertencem à cidade. O restaurante Juanita é quase uma parada obrigatória dos turistas, com cozinha tradicional e mistura de referências paraguaias, um dos queridinhos e mais tradicionais da cidade. 

Já o restaurante Casa do João é considerado um dos imperdíveis para quem visita a cidade e pelos locais, com gastronomia tradicional do Pantanal, promete encantar o paladar com o menu variado do local, além de um ambiente super agradável. 

Se estiver em busca de culinárias internacionais, não deixe de conferir o restaurante Zapi Zen, com culinária italiana de dar água na boca, e o restaurante Turquesa, que conta com gastronomia árabe e natural, que também conta com opções vegetarianas. E por fim, se quiser um bar para descontrair à noite, o Taboa Bar tem petiscos clássicos e tradicionais da região, além da venda de produtos personalizados e até cachaças locais. 

Quando ir para Bonito: as melhores épocas para visitar

Organize sua viagem com antecedência, levando em conta a busca pelas melhores épocas do ano para viajar para Bonito: considere os períodos de secas de chuvas, em que é possível se deparar com as águas cristalinas, entre os meses do inverno brasileiro – de maio a agosto. 

Além do ecoturismo, os meses de inverno são cheios de programação em Bonito, a começar pelo famoso e esperado Festival de Inverno de Bonito, que deve acontecer em meados de agosto, conta com arte e cultura em programações variadas de acordo com o tema referente à edição. E, para os amantes da literatura, a FLIB – Feira Literária de Bonito, costuma acontecer no mês de julho e promete um encontro profundo com diversas obras literárias. 

Já durante o verão, também quando acontece a temporada de chuvas, entre os meses de dezembro e março, as temperaturas também podem ficar bastante elevadas. Além disso, é quando as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação com verde mais intenso. Por isso, ambas as épocas têm seus pontos positivos que valem ser levados em consideração na hora de programar a viagem para Bonito. 

Onde ficar em Bonito: opções de hospedagem para sua viagem 

As opções de hospedagem em Bonito giram em torno de pousadas e hotéis que proporcionam uma ótima experiência próxima à natureza. O Wetiga Hotel (cerca de 16 km de distância do aeroporto) é uma das opções que melhor acomoda turistas que buscam por uma estrutura moderna durante a estada na cidade. Para maior comodidade da família ou para os viajantes que procuram por sofisticação e um local completo, o Zagaia Eco Resort (cerca de 19 km de distância) é ideal para a viagem, contando com uma estrutura de lazer e quartos confortáveis. 

Se procura por pousadas tradicionais, as opções prometem muito contato com a vegetação natural, assim como o Hotel Pousada Águas de Bonito (cerca de 16 km de distância do aeroporto de Bonito), que dispõe de comodidades pensadas para os visitantes relaxarem após as aventuras no local. E o Hotel Cabanas (cerca de 10 km de distância) também conta com passeios e possibilidade de ainda mais aventura, além de ser repleto de muito conforto. 

Para os viajantes que buscam uma opção que preze pelo custo-benefício, sem deixar o charme local de lado, a Pousada do Peralta (cerca de 17 km de distância) conta com ótima localização, no centro de Bonito, além de muito conforto e as comodidades necessárias para a hospedagem. Além disso, também é possível encontrar opções de apartamentos para alugar como opções de custo-benefício e que permitem maior liberdade na viagem. 

Como chegar em Bonito: informações e deslocamentos

É possível pousar diretamente em Bonito, no Aeroporto Regional de Bonito (BYO), que está localizado a cerca de 15km de distância do centro da cidade e recebe voos diretos a partir de Campinas/SP. 

Além dele, também é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR), que está localizado a cerca de 300 km de distância de Bonito. Ao chegar na cidade, você pode optar por se locomover de carro (táxi ou alugado) e aproveitar a vista das belezas naturais da cidade. 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas de Bonito

Boca da Onça: A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com cerca de 157 metros de altura, fica no município vizinho de Bonito. A cidade de Bodoquena (cerca de 74 km de distância) abriga essa beleza natural que dispõe de diversas opções de aventuras, seja rapel, trilhas ou o banho de cachoeira mesmo, além de uma paisagem local incrível. O local também conta com uma refeição tradicional pantaneira, para os visitantes aproveitarem a estrutura ao máximo. Vale a visita! 

Serra da Bodoquena: Localizada a cerca de 70 km de Bonito, no Parque Nacional da Bodoquena, é uma das atrações bastante procuradas por quem visita a cidade, pela biodiversidade preservada e belezas naturais de tirar o fôlego, sem contar o maior trecho da Mata Atlântica no estado. Aproveite para visitar e passar o dia em meio à natureza e praticar os esportes disponíveis no local, para garantir uma experiência completa, observe o cuidado que o parque possui com as águas dos rios e as montanhas no entorno. 

Buraco das Araras: Para os amantes de aves, este é o lugar certo e está a apenas 55 km de distância de Bonito. O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, ou seja um espaço arredondado, parecido mesmo com um buraco, com mais de cem araras vermelhas dando um verdadeiro espetáculo da natureza por lá. Um passeio de contemplação que merece um tempo especial de sua viagem para Bonito! 


Gostou de conhecer um pouco mais de Bonito no Mato Grosso do Sul? Descubra mais detalhes com a BeFly Travel para uma viagem ao Pantanal e confira outros guias de viagem por aqui