🇧🇷 SALVADOR – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Salvador. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Salvador: atrações e opções de passeios; 
  • Onde comer em Salvador: os melhores bares e restaurantes da cidade;
  • Quando ir para Salvador: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Salvador;
  • Como chegar em Salvador: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Salvador.

Cidade de energia, calor, sol, axé e pessoas que transbordam alegria, Salvador é para se visitar o ano inteiro. Planeje sua viagem para curtir uma das capitais que mais combina com o verão ou, se preferir ir em outra época do ano, as atrações encantam da mesma forma – afinal, dizem que a Bahia te chama para visitá-la no momento certo. 

Crédito: Márcio Filho – MTUR

Descubra a história da cidade e se delicie com a gastronomia local. Em Salvador, não vai faltar programação para você aproveitar ao máximo sua viagem. Confira todos os detalhes neste guia especial.

O QUE FAZER 

Comece sua visita pelo Centro Histórico de Salvador e Pelourinho, que reúne edifícios antigos da cidade e um espaço que respira a história do país. Por lá, você também pode visitar importantes espaços como a Igreja Convento de São Francisco, que é muito conhecida por ser uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, com a característica dos azulejos portugueses e o revestimento interno com ouro, para entrar, vá até a lateral da igreja. 

Crédito: Márcio Filho – MTUR

Além disso, próximo ao Pelourinho está o Mercado Modelo, ideal para uma imersão na cultura. Aproveite para visitar as lojas de artesanato e garantir algumas lembrancinhas da cidade, além de conhecer os restaurantes por lá. No caminho, não deixe de passar pelo Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, que conecta a Cidade Alta e a Cidade Baixa de Salvador e funciona como um transporte público – além de ser uma ótima maneira de visitar o Mercado Modelo. Ao lado do Elevador, está o Palácio do Rio Branco, um importante marco da história do Brasil. 

Se você gosta de contemplar as belezas naturais, aproveite para assistir um belo pôr do sol no Farol da Barra, outro ponto turístico de Salvador. Outros locais também reservam uma bela vista, como no Elevador Lacerda, ou na Ribeira, um bairro boêmio da cidade. 

Próxima a Ribeira, está a famosa e querida Igreja do Senhor do Bonfim, conhecida pelos turistas pelas fitas coloridas amarradas nas grades da igreja e nos braços dos fiéis que acreditam na tradição de dar três nós e, a cada um deles, fazer um pedido. Ponto especial para fotos e para levar algumas fitas para casa, como recordação. 

Crédito: Márcio Filho – MTUR

Para os viajantes que adoram um passeio pela história, aproveitem para visitar A Casa do Rio Vermelho, que é a casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, uma viagem pela intimidade desse casal importante para a literatura nacional e fica em um bairro badalado, o Rio Vermelho. Por lá, encontre diversos restaurantes e bares e aproveite para fazer um delicioso passeio no fim de tarde, estendendo até à noite. Para quem adora apreciar museus, o Museu de Arte Moderna (MAM-BA) também merece uma atenção especial, é considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado.

Se está à procura de lojas locais, cafés charmosos e moradias em tons pastéis, faça um passeio até o bairro Santo Antônio Além do Carmo. O local virou hit em Salvador e possui os melhores planos de fundo para fotos, além de bares e restaurantes selecionados, conheça um dos verdadeiros agitos da cidade. 

Por fim, como a cidade é de praia, aproveite também para relaxar com os pés na areia na Praia de Ondina e na Praia do Rio Vermelho, localizadas próximo ao centro de Salvador, ambas são muito movimentadas e ótimas para um passeio – aproveite para visitá-las no mesmo dia, ficam lado a lado. As praias mais bonitas ficam mais distantes do centro de Salvador e mais próximas do aeroporto, como a Praia Stella Maris conhecida pelas águas calmas e tranquilidade para descansar de frente para o mar. E, também, a Praia do Forte, muito conhecida no litoral baiano, com cerca de 80 km de distância do centro de Salvador, e encanta pelas águas cristalinas e comércio charmoso. 

 

ONDE COMER

Capital com comidas famosas e queridas por turistas de todos os lugares, Salvador é conhecida por acarajé, vatapá, moqueca, frutos do mar variados e por doces muito saborosos, como mungunzá e cocada. Já ficou com água na boca por aí? Então visite o restaurante Sorriso da Dadá, que fica no coração do Pelourinho, é o local ideal para se deliciar com a gastronomia local. Já virou uma parada obrigatória para os visitantes.

Crédito: Márcio Filho – MTUR

O Amado Restaurante é ideal para quem deseja um ambiente mais sofisticado para almoço ou jantar. Além de ser um dos mais queridos por possuir uma vista especial direto do pôr do sol sobre a baía, imperdível. 

Para um café da manhã diferenciado, o lugar certo é a Casa Castanho. Com a especialidade de café da manhã e brunches, você garante sabor em um espaço charmoso, para a primeira hora do dia. Mas se der fome durante seu passeio pelo Pelourinho, aproveite para fazer uma parada no restaurante Casa da Gamboa e prove as variedades do menu que tem o tempero clássico baiano. 

Por fim, não deixe de conferir a vida noturna da capital, os bares e restaurantes são variados e agradam a todos os públicos. O Cravinho Bar é queridinho para tomar uns drinks e combinar com petiscos. E o Bar Cruz do Pascoal é um botequim clássico, localizado no boêmio bairro Santo Antônio Além do Carmo.

 

QUANDO IR 

O coração da Bahia pede por visitantes o ano inteiro, por ser uma cidade que vibra a todo momento e com temperaturas amenas, você pode escolher a sua melhor data para viajar para Salvador. Recomendamos que evite os períodos de chuvas, que vão de abril a julho, para poder aproveitar mais seus passeios. 

Se quer agito e folia, o verão é o período ideal. Com as temperaturas mais quentes, é possível relaxar na praia e curtir as rodas de dança. Além disso, a alta temporada vai de dezembro ao final de março, ou melhor, quando acaba o Carnaval. E por falar na maior festa que agita Salvador, a cidade é conhecida pelo Carnaval estendido e cheio de festa. Se prepare para curtir uma semana (ou até mais) na cidade em que deu forma para essa folia que conhecemos hoje. 

Outro momento em que Salvador recebe um agito turístico é no Réveillon. A virada de ano na Bahia é mágica e dá para vivenciar esse momento na Praia do Farol da Barra, onde acontece a maior celebração da cidade. Se for de tradições religiosas, a cidade também vira festa em datas comemorativas, especialmente com a festa de Iemanjá e a Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontecem no primeiro trimestre do ano. 

Crédito: Márcio Filho – MTUR

ONDE FICAR

A capital possui opções que combinam com todos os gostos, dos que unem custo-benefício ao conforto, até aos que preferem hotéis luxuosos. Você encontra boas opções em localizações privilegiadas, como o Bahiacafé Hotel, próximo ao Pelourinho, que possui um toque rústico e charmoso. 

Ainda no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace Hotel ocupa um antigo prédio que foi completamente reformado e modernizado, trazendo um toque de requinte e todas as comodidades para o seu conforto. 

Para sua hospedagem em Salvador ser ainda mais sofisticada, o Hotel Fasano Salvador é o local ideal e também conta com uma boa localização no centro da cidade. 

Já se deseja o agito do bairro Rio Vermelho, a melhor opção para sua hospedagem é o Zank by Toque Hotel, um hotel boutique com a união do clássico e moderno, um charme. Sem deixar de citar opções com maior custo-benefício, que é o caso das redes de hotéis Ibis e Novotel também possuem unidades nesse bairro. 

COMO CHEGAR

O Aeroporto Internacional de SalvadorDep. Luís Eduardo Magalhães recebe voos de todas as capitais do país. Ao desembarcar, opte por utilizar um carro para locomoção na cidade (alugado, táxi ou aplicativo). Pelo aeroporto estar um pouco mais afastado do centro (cerca de 30 km) de Salvador, os transportes públicos podem demorar mais do que o esperado, mas também são uma opção para quem preferir. 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

– Ilha dos Frades: Localizada na Baía de Todos os Santos, cercada pela Mata Atlântica e por águas mornas, essa ilha vem conquistando os corações dos locais e dos turistas que passam por Salvador. Tire um dia para fazer um delicioso passeio de barco e descer nesse paraíso. Vale um bate-volta de Salvador ou, se preferir, passe a noite em uma pousada charmosa por lá.

– Morro de São Paulo: Um dos destinos mais badalados e procurados na Bahia, Morro de São Paulo (cerca de 120 km de Salvador) encanta a todos os estilos de viajantes, dos mais aventureiros aos que adoram um agito. Localizado na ilha de Tinharé e parte do município de Cairu, é necessário pegar um catamarã para chegar. 

Confira outros destinos em nosso blog.