🇵🇹 PORTUGAL – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Portugal. Pacotes, hotéis, atrações, passeios, gastronomia, documentação e mais.

  • O que fazer em Portugal: pontos turísticos e opções de roteiros
  • Onde comer em Lisboa/Portugal: conheça a gastronomia do país.
  • Quando ir a Portugal: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem a Lisboa/Portugal
  • Como chegar em Portugal: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Portugal

História, cultura, gastronomia e belezas naturais por todos os lados – Portugal é um país completo que encanta e atrai turistas o ano todo. Programar uma viagem a Portugal é descobrir uma infinidade de possibilidades para preencher os dias, entre um mergulho nas belas praias da costa, a visitas a vinícolas ou até as cores e história das cidades. 

Planejar um roteiro de viagem para o país parece fácil, por ser um país pequeno, mas a variedade de passeios e coisas para fazer é tanta que é preciso selecionar as prioridades. Para isso, preparamos dicas para você descobrir o melhor de Portugal, confira. 

Por fim, vale ressaltar que Portugal é um país de fácil entrada para brasileiros, sendo necessário apenas a apresentação do passaporte válido no período da viagem como documentação oficial.  

 

O QUE FAZER EM PORTUGAL

 

LISBOA

A capital portuguesa surpreende e encanta. Lisboa é conhecida por construções em tons pastéis, azulejos decorativos, mirantes com vistas maravilhosas e atrações históricas. Sem contar a gastronomia variada e tradicional do país – pensou no bacalhau, não é mesmo? Acertou. 

Programe sua viagem à Portugal começando por Lisboa e escolha a melhor opção de roteiro de acordo com a época do ano e com seus interesses. Recomendamos que sua estada na cidade seja de pelo menos três pernoites, assim dá tempo de explorar com calma seus pontos turísticos. 

Em Lisboa, vá pelo menos a um mirante e observe a cidade do alto. O Miradouro Senhora do Monte é um dos mais altos da cidade e garante uma bela vista. Aproveite também para conhecer o Castelo de São Jorge, um monumento nacional do século I e uma das atrações principais de Lisboa. Por lá, há visitas guiadas ou independentes – conheça mais  no site oficial ou clique aqui

Um dos pontos principais de Lisboa e uma das maiores praças da Europa, é a Praça do Comércio – ou como é conhecida pelos locais, Terreiro do Paço. O local é rodeado por casarões históricos que abrigam setores governamentais, além de museus, bares e restaurantes. 

Por fim, aproveite também para descobrir cidades no entorno com as duas opções de roteiro, saindo de Lisboa.

 

PORTO 

Uma das maiores cidades de Portugal, repleta de pontos turísticos, lazer e boa gastronomia, Porto é conhecida pelos famosos vinhos e por estar às margens do Rio Douro. 

Desbrave o local começando pela Ponte Luís I, um tradicional símbolo da cidade que liga à Vila Nova de Gaia ao outro lado do Rio Douro. Aproveite para caminhar e visitar a Torre dos Clérigos, que apresenta uma das mais belas vistas da cidade, passe pela Estação São Bento, uma das mais bonitas de Portugal, com painéis de azulejos que contam a história do país, e termine o passeio na Livraria Lello, parada especial principalmente para os fãs de Harry Potter, já que possui escadas que relembram a escola de magia da saga. 

A Sé do Porto fica próxima à Ponte Luís I e proporciona uma vista agradável e um dos pontos mais altos da cidade. Não deixe de visitar o Mercado do Bolhão, lugar ideal para conhecer a gastronomia e costumes locais, com venda de produtos de mercados públicos. 

Por fim, explore a magia de Porto e da Região do Douro, com vinícolas e caves, que encantam além do paladar, com o charme dos vinhedos e possibilidades de visitação às vinícolas. 

 

ROTEIRO A: AO NORTE – DE LISBOA A PORTO 

A viagem ao norte do país, de Lisboa a Porto, pode ser feita por diversos meios de transporte, são pouco mais de 300 km de distância entre as duas cidades. Se você busca economizar, opte pelo trem, sua duração é quase a mesma que a de ônibus ou carro. 

Mas se busca aproveitar uma boa vista e mais autonomia, com direito a paradas pelo caminho, alugue um carro. No trajeto, você pode passar por Sintra, Óbidos, Praia de Nazaré, Santuário de Fátima, Coimbra e, enfim, Porto. 

As cidades pelo caminho podem ser exploradas com calma. Ou ainda, se preferir, escolha uma delas para uma pernoite e faça bate-voltas até as outras. 

 

ROTEIRO B: AO SUL – DE LISBOA A ALGARVE 

Ideal para os fãs de praia e calor, essa opção de roteiro é perfeita. Saia de Lisboa rumo a Costa do Alentejo, que é rica em beleza natural e locais com vistas de tirar o fôlego. Depois, siga sentido a Costa do Algarve e  se encante pelos rochedos naturais e águas com tons de azul. 

A viagem feita de carro garante a liberdade para parar em diversas cidades extremamente belas. Chegando a Faro, capital do Algarve, a tenha como destino final, mas aproveite não deixe de visitar os vilarejos próximos como: Odeceixe, uma vila que marca a divisa entre as duas costas citadas, Praias de Amoreira e Arrifana, Vila do Bispo e Sagres, Lagos, Portimão e Albufeira. 

 

ONDE COMER EM PORTUGAL

 

Lisboa é o lugar ideal para quem busca uma gastronomia variada e que promete agradar a todos os gostos, vale explorar a especialidade de frutos do mar. Espere comer ótimos pratos com bacalhau e sardinhas assadas, além de queijos e os famosos pastéis de nata – ou conhecidos também como “pastéis de Belém”. 

Visite o Mercado da Ribeira, ou também conhecido como Time Out Market. O nome “Time Out” se dá pelo espaço ser gerido pela revista de mesmo nome. Lá você encontra cerca de 30 quiosques com diferentes culinárias e especialidades, inclusive podendo experimentar pratos e chefs famosos de Portugal.

Outra opção tradicional da cidade é o Solar dos Presuntos, com ótimos pratos da culinária local, com peixes e frutos do mar, carne vermelha e sobremesas deliciosas. Desfrute de um bom vinho para acompanhar sua refeição. 

E, por fim, aproveite para degustar o famoso Pastel de Belém no local em que foi desenvolvido a Antiga Confeitaria de Belém. Parada obrigatória para quem quer saborear o doce folheado em sua verdadeira origem. Outros doces deste, vendidos fora da Antiga Confeitaria de Belém, são chamados apenas de Pastéis de Nata. 

Já em Porto, vá até o Tascö, que oferece uma bela gastronomia portuguesa e mediterrânea. Por ser muito badalado, recomendamos que faça sua reserva antecipadamente para garantir a disponibilidade de mesa. 

Por fim, no Algarve, opte pelo Pera Bistrô Bar, com uma culinária selecionada e ótimos drinks para acompanhar qualquer momento do dia, seja para uma parada mais breve ou refeição mais demorada. 

 

QUANDO IR PARA PORTUGAL

O país recebe turistas o ano todo e cada região abriga opções de lazer que combinam com as diferentes estações do ano. Está programando sua viagem para curtir o calor do verão europeu? Aproveite para incluir as praias em seu roteiro. Ou, se preferir as temperaturas mais amenas em estações mais frias, visite o norte, na querida região do Porto e Douro. 

O inverno não possui temperaturas muito baixas ou atrações de gelo, como estações de esqui, como em outros países da Europa, possibilitando curtir as atividades mesmo com as temperaturas da estação, chegando até 8º. 

A documentação para visitar Portugal é básica, apenas com o passaporte válido os brasileiros podem desfrutar e desbravar o país. Além disso, o seguro viagem para a Europa é obrigatório, certifique-se de ter o seu em tempo da viagem. 

 

ONDE FICAR EM PORTUGAL

 

A variedade de hotéis em Lisboa, e outras opções de hospedagem são inúmeras e prometem agradar todos os gostos e estilos de viajantes.

Para te ajudar a programar sua viagem da melhor forma, selecionamos os principais bairros. Começando pelo mais boêmio e agitado Bairro Alto: é lá que se concentram ótimos restaurantes e bairros e a noite é viva. Perfeito para quem gosta dos passeios noturnos. Além disso, algumas ruas possuem trânsito fechado, ou seja, aproveite para caminhar um pouco a mais. O Lost Inn Lisboa é uma opção de hospedagem para quem deseja o agito do bairro alto e uma acomodação moderna e confortável. 

Alfama é o bairro mais tradicional de Lisboa e é uma graça. É possível observar a vida dos locais, bem como estar próximo de pontos turísticos importantes. Por ser um dos bairros mais antigos da cidade, traz muita referência da capital, como os azulejos decorativos e ruelas estreitas, perfeito para quem gosta de descobrir a vida local e se encantar com surpresas pelo caminho. 

Por fim, para quem gosta de estar perto de tudo, recomendamos o Bairro Baixo, o bairro mais central de Lisboa. Conta com localização privilegiada, próximo de diversas estações de trem e metrô, bem como de praças, restaurantes e do comércio local. Ideal para quem gosta de usar o transporte público para se locomover. O Turim Terreiro do Paço é a hospedagem ideal para quem procura elegância e boa localização. 

Para quem deseja uma opção um pouco mais afastada e que possui a sinergia perfeita entre o clássico e contemporâneo, o Hotel Real Palácio é perfeito e está localizado perto do Parque Eduardo VII. 

Já para quem está programando a viagem a Porto, o Le Monumental Palace é a opção mais requintada para se hospedar. Para quem busca custo-benefício, o Star Inn Porto tem acomodações modernas e confortáveis. 

 

COMO CHEGAR 

Diversas companhias aéreas fazem a ponte entre São Paulo e Lisboa, com média de 10 horas de voo direto, possibilitando muito conforto durante sua viagem. 

Além de Lisboa, outras cidades de Portugal também recebem voos diretos do Brasil. Encontre opções para Porto ou Faro, de acordo com a programação que você está pensando para sua viagem. 

 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

Herdade do Esporão – Localizada na charmosa Monsaraz (a cerca de 180 km de Lisboa), esta vinícola é muito conhecida por produzir um vinho muito querido pelos brasileiros, o Monte Velho. A propriedade oferece opções de visitação, que incluem degustação e prometem uma experiência única. Explore a imensidão da propriedade e confira mais informações clicando aqui

Santuário de Fátima – O maior destino religioso de Portugal tem um charme especial e é daqueles lugares carregados de energia. O Santuário de Fátima, como foi denominado, está localizado a cerca de 130 km de Lisboa e possibilita visitas diárias. 

Cascais – Visite uma belíssima praia em Portugal, próxima à Lisboa (cerca de 30 km). Cascais é perfeita para passar o dia e curtir a vista linda da praia, além de dar um passeio pela Baía e Marina de Cascais, ir até o Mercado da Vila de Cascais e visitar a famosa Boca do Inferno para se encantar com a força da natureza. Não deixe de conferir essa vila perto da capital portuguesa.

Quer saber mais sobre outros lugares? Clique aqui para explorar novos destinos incríveis.