🇵🇪 PERU – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para o Peru. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer no Peru: atrações e opções de passeios nas principais cidades;
  • Onde comer em Lima e Cusco, no Peru: as melhores opções gastronômicas;
  • Quando ir para o Peru: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Lima e Cusco, no Peru;
  • Como chegar no Peru: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas do Peru.

 

Um país que respira história, cultura e é símbolo de força. O Peru recebe visitantes de braços abertos com belezas diferentes das estruturas que inspiram a mergulhar na ancestralidade e tradição do país, além de trazer referências culturais em todos os ambientes – da gastronomia ao comércio.

Confira outros destinos em nosso blog.
Grupo Folclórico em Cusco, Peru.

Um destino que vem ganhando cada vez mais popularidade e conquistando corações, tem cidades como Lima e Cusco que trazem características, paisagens e referências únicas. Programe sua viagem ao Peru e se encante com a beleza desse país vizinho. Conheça tudo neste guia! 

 

O QUE FAZER

CUSCO 

Comece sua viagem pela encantadora cidade de Cusco que é declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e está a mais de 3 mil metros acima do mar. Ao chegar na cidade, a dica é aproveitar os primeiros momentos (ou até o primeiro dia completo) para descansar e se acostumar com a altitude.

Ao sair para explorar o entorno, visite a Plaza de Armas, localizada bem ao centro da cidade. Um espaço com lojas e bares, além das igrejas de frente para a praça, é um ponto de parada quase obrigatório, além da Catedral que levou mais de 100 anos para ser construída. 

Fonte Inca e Igreja Iglesia de la Compania de Jesus na Plaza de Armas.

Para mergulhar profundamente na herança inca do local, não deixe de visitar o Mercado San Pedro com alimentos característicos da região. E se você é fã de arte, vá até o bairro San Blas e encontre onde vivem os artesãos da cidade – já que o Peru é muito conhecido por seus artesanatos característicos e coloridos.

A cidade também é o ponto principal para quem quer chegar no famoso Machu Picchu, um dos motivos em que mais turistas visitam o país. A recomendação é chegar cedo, ir com ônibus de turismo local e guia e aproveitar ao máximo a paisagem exuberante e incrível das ruínas. Por ser um ponto alto do país, é recomendado já levar um lanche e pensar nas estratégias para se acostumar e voltar a ter fôlego novamente. 

Machu Picchu, Peru. Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Machu Picchu, Peru. Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

O mal da altitude, conhecido também como “mal da Montanha” ou “Soroche”, é um mal-estar causado pelo ar rarefeito. Como no Peru, os locais estão acostumados a cuidar dos turistas que não estão acostumados e sentem os diversos sintomas, você pode pedir um chá de coca, feito com a folha de coca, para prevenir e amenizar os efeitos. Caso não possa tomar o chá no momento, você também pode mascar balas ou as folhas de coca diretamente. 

 

VALE SAGRADO 

Localizado entre Cusco e Machu Picchu, o Vale Sagrado dos Incas é uma região repleta de vilarejos tradicionais, paisagens únicas e povos que preservam a cultura do país. Essa região pertence a Cusco e respira história. 

Grande Vale Sagrado do Inca no Peru.
Grande Vale Sagrado do Inca no Peru.

Aproveite para visitar Pisac, uma cidade importante para a região, e com uma fabulosa feira de artesanato local, repleta de cores e texturas. As Salinas de Maras são como “piscinas” de sal em meio a um local grande e com contrastes naturais que surpreendem os visitantes. Outro local que chama atenção é Moray, com curvas agrícolas inteligentes e belas. 

Uma das últimas paradas antes de chegar em Machu Picchu é Ollantaytambo, vila que detém uma verdadeira viagem no tempo. Suas ruínas formam escadarias sobre as montanhas, com direito a um belo visual e boas energias ao final da subida. 

 

LIMA 

A capital encanta por diversos motivos, sendo a gastronomia o principal deles. O charmoso bairro de Miraflores é ideal para começar a “turistar” pela cidade, com a parte moderna dos apartamentos luxuosos junto com as feiras de artesanato, sem deixar de citar que os principais restaurantes que oferecem o famoso ceviche ficam por lá.  

Vista aérea da cidade de Lima de Miraflores.
Vista aérea da cidade de Lima de Miraflores.

Para quem gosta de parques, os queridinhos da cidade também ficam no bairro de Miraflores – Parque Kennedy, unido ao Parque Central de Miraflores. Aproveite uma tarde agradável para passear em um centro comercial à céu aberto, o Shopping Larcomar

Se ir a museus é um dos seus programas preferidos, não deixe de conferir o Museu Larco que abriga a história do Peru por mais de 5 mil anos.

Dê mais um giro por Lima e conheça a Plaza de Armas, que possui a linda Catedral de Lima. E visite a Casa de Aliaga que conta a história da família Aliaga, descendentes de um dos primeiros colonizadores da cidade. 

O importante da sua viagem para Lima é aproveitar a gastronomia local para conhecer restaurantes e bares nos diversos pontos da cidade!

 

ONDE COMER

Ao planejar uma viagem para o Peru, muito se fala da cena gastronômica do país, espalhada pelas diversas cidades. Com certeza, você já deve ficar com água na boca pensando em experimentar um delicioso ceviche peruano, direto da fonte, não é mesmo? Outro prato típico do país são os que levam carne de alpaca. As bebidas ficam por conta do Pisco Sour e da Chicha Morada, um suco feito de milho roxo. Por isso, não tenha dúvidas de que os restaurantes prometem te encantar!

Chicha morada. Bebida peruana, decorada com limão, um pedaço de canela e fruta chicha.

Começando por Cusco, o restaurante Sepia Cusco tem um espaço aberto super agradável com a gastronomia local surpreendendo o paladar dos visitantes. O Nuna Rayme une boa culinária orgânica que promete encantar, em boa localização próximo à Plaza de Armas. 

Outras opções de restaurantes em Cusco são o Cicciolina, perfeito para jantar, mas pode estar cheio por ser muito conhecido pelos locais e turistas ou opte pelo La Bodega 138, que oferece um ambiente agradável e comidas para todos os gostos. 

Em Lima, não deixe de conferir o La Mar, restaurante de um famoso chef peruano, quando por lá, aproveite para experimentar ostras e ceviche. O El Mercado promete te deixar com água na boca só em olhar o cardápio e, certamente, irá surpreender o paladar com a gastronomia local. 

Se deseja unir uma boa experiência gastronômica com uma bela vista do Pacífico, não deixe de conferir o El Señorío del Sulco com o tradicional sabor peruano. E para uma refeição despretensiosa, mantendo a qualidade da culinária, o Veda Restaurante é a opção ideal. 

 

QUANDO IR

O melhor momento para viajar ao Peru é entre os meses de abril a outubro, quando os dias são mais ensolarados e as chances de chuva são menores, permitindo mais passeios ao ar livre, explorar as cidades e visitar o grandioso Machu Picchu.

Viajar na alta temporada para o Peru também é sinônimo de temperaturas mais frias, por isso se aqueça. Nos meses de inverno, de julho a agosto, as temperaturas são mais geladas, especialmente à noite. É importante ressaltar que independente do período do ano, a umidade relativa do ar é sempre alta, deixando a sensação de mais frio. 

A documentação necessária para viajar para o Peru é o passaporte dentro da validade ou seu RG, já que o país pertence ao Mercosul. 

Sol matinal nascendo na Plaza de armas, Cusco

ONDE FICAR

Em Cusco, as opções de hospedagem agradam todos os estilos de viajantes e em ótimas localizações, com trânsito fácil até os principais pontos turísticos da cidade. Para quem deseja uma experiência elegante em um espaço amplo e bem decorado, o JW Marriott El Convento oferece instalações completas, junto com duas opções gastronômicas e várias possibilidades de lazer. 

Se preferir opções que prezam pelo custo-benefício, sem deixar o conforto de lado, fique no Auka Boutique San Blas, localizado no coração de Cusco. Outra opção que une charme à boa localização é o Hotel Hacienda Cusco Centro Histórico, com espaço amplo e muito conforto.

Vista das ruas da cidade de San Blas.

Para quem quer garantir uma experiência completa no Vale Sagrado, o Hotel Sol y Luna garante hospedagem em chalés com decoração local, rodeados de um belo jardim e com vista para a Cordilheira dos Andes. O hotel também faz expedições para Machu Picchu. 

Se a sua viagem para o Peru busca uma experiência requintada em Machu Picchu, o Belmond Sanctuary Lodge é ideal. Prepare-se para observar paisagens belíssimas, estando em um local sofisticado e confortável, perfeito para viagens em casal. 

Ao se hospedar em Lima, busque opções mais centrais, no charmoso bairro de Miraflores, conhecido por concentrar os melhores restaurantes para sua experiência gastronômica na cidade e próximo de muitos pontos turísticos. O Hotel Boulevard une boa localização, conforto e custo-benefício, ótima opção para quem quer estar no coração da cidade. 

A Casa Sunay é outra opção de hospedagem no bairro de Miraflores que garante muito charme e conforto. Com uma decoração tradicional, é ideal para quem gosta de “turistar” a pé pelas redondezas. Se busca uma hospedagem mais requintada, não deixe de conferir o JW Marriott Hotel Lima, com quartos de luxo com uma bela vista para o Oceano Pacífico. Moderno e equipado, este hotel é excelente para quem busca boa localização e sofisticação. 

 

COMO CHEGAR

O único aeroporto no Peru que recebe voos brasileiros é o Aeroporto Internacional Jorge Chavez, em Lima. Mas, não se preocupe, para chegar a Cusco ou outra cidade do Peru, é só fazer uma conexão e seguir ao destino. 

Para se locomover nas cidades é fácil, usando transportes públicos. Em Lima, há metrô e carro (aplicativo ou táxi). E em Cusco use ônibus ou carro (aplicativo ou táxi).  

Jovens de bicicleta ao pôr do sol, Laguna de Huaypo.
Jovens de bicicleta ao pôr do sol, Laguna de Huaypo.

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

Viagem de trem de luxo – De Cusco a Machu Picchu, o Hiram Bingham, nome do trem que faz esse trajeto, se destaca pela decoração clássica e sofisticada unida à bela vista das paisagens do Peru. Para embarcar nessa experiência glamurosa, é necessário agendar pelo site do Belmond

Plataforma de observação do trem PeruRail Titicaca, cruzando o altiplano na viagem de Puno a Cusco, Peru.
Plataforma de observação do trem PeruRail Titicaca, cruzando o altiplano na viagem de Puno a Cusco, Peru.

Mosteiro de Santa Catalina – Localizado em Arequipa (cerca de 500km de distância de Cusco), conhecida como “cidade branca”, que fica ao pé de três vulcões: Misti, Pichu Pichu e Chachani. O Mosteiro de Santa Calina abriga a ancestralidade do povo que viveu ali desde 1580, e merece umas boas horas para desbravar o lugar, já que possui grande extensão. A melhor parte da visita fica por conta do pôr do sol, que colore as paredes do espaço de uma nova maneira, conheça mais clicando.

Confira outros destinos em nosso blog.