🇧🇷 NATAL – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Natal. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Natal: atrações e opções de passeios 
  • Onde comer em Natal: os melhores bares e restaurantes da cidade
  • Quando ir para Natal: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Natal
  • Como chegar em Natal: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Natal

 

Sol, dunas de areia e bons ventos. Planejar uma viagem para Natal é pensar em relaxar e nas praias, saborear a deliciosa gastronomia local e curtir passeios. Independente da sua programação preferida, Natal é a cidade que dispõe de opções para todos os gostos. Confira todos os detalhes neste guia de viagem!

 

O QUE FAZER EM NATAL

Natal - Forte dos Reis Magos

Começando pelas belíssimas praias para você relaxar e aproveitar os dias ensolarados de Natal, a região central possui quatro praias principais, frequentadas tanto por locais quanto por turistas. Aproveite para explorar as opções e conhecer a cidade enquanto faz o trajeto. Comece pela Praia do Forte, que é próxima ao Forte dos Reis Magos, um monumento histórico do estado que pode também ser visitado. Além disso, a praia é repleta de piscinas naturais ideais para quem curte um mar mais calmo. Dali ainda é possível observar a famosa Ponte Newton Navarro, que passa pelo Rio Potengi. Uma opção completa para um dos dias de viagem. 

As outras praias da cidade também têm seu charme e ganham os turistas, especialmente aqueles que curtem sentar em barracas e saborear a gastronomia local. Aproveite para conhecer a Praia dos Artistas, a Praia do Meio e a Praia da Areia Preta. Sendo que a primeira é a mais movimentada das três e excelente dica para o final de semana. 

Mas se você prefere explorar outras belezas naturais, como as dunas de areia, em Natal há o Parque das Dunas, considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, com uma grande diversidade de fauna e flora riquíssima. Por lá, explore as possibilidades de trilhas, visite o parque e se encante com sua beleza. Para mais informações, acesse o site oficial ou clique aqui

Uma opção interessante é reservar um dia inteiro para um passeio completo de buggy – “com ou sem emoção”, à sua escolha, de acordo com a famosa fala dos bugueiros antes de começar o trajeto. O trajeto permite que você visite toda a região, passando por várias praias do litoral norte até as Dunas de Genipabu, localizadas em Extremoz, município vizinho de Natal (cerca de 20 km). Aproveite para fotografar os espaços incríveis que visita com o buggy e opte por motoristas mais experientes, veja indicações em sua recepção de hotel. 

Para os apaixonados pela natureza, uma parada obrigatória é o Mirante dos Golfinhos, na Praia de Tabatinga, que fica no município de Nísia Floresta (cerca de 30 km de Natal). Por lá, o espetáculo acontece na maré alta, na qual se pode observar os animais, além das paisagens naturais compostas por falésias e dunas. 

E para quem adora sair para curtir a noite, uma opção é desbravar o forró de Natal no Forró com Turista, um evento que acontece semanalmente, às quintas-feiras e promete o melhor rastapé para você dançar agarradinho. Conheça mais clicando aqui

Por fim, não deixe de visitar a região mais badalada da capital do Rio Grande do Norte, o bairro de Ponta Negra. Lá você encontra agito de dia e à noite, e está no local certo para descansar sob o sol, curtir as barracas de praia, visitar os diversos restaurantes e bares em qualquer horário do dia, conhecer a Feirinha da Ponta Negra, com artesanato e lembrancinhas, e observar o Morro do Careca, famoso por conter as dunas mais altas de Natal, com 100 metros de altura. Também aproveite para um passeio de jangada, que vai até a Praia das Tartarugas, área sob preservação e cuidados do Projeto TAMAR, e com possibilidade de banho. 

 

ONDE COMER 

Natal - Cajueiro

Se encante pela gastronomia típica repleta de frutos do mar, camarões, carne de sol e macaxeira. Saboreie um delicioso Bobó de Camarão e também um Escondidinho de Carne de Sol, famosos na região. Não deixe de ir ao Camarões, muito querido pelos locais e turistas. Além de seu menu variado, o ambiente é tradicional. 

Outro restaurante com gastronomia brasileira é o Mangai, localizado em Ponta Negra. O local faz muito sucesso na cidade, com buffet no almoço e jantar e atrai turistas pelo sabor regional especial.   

Para quem adora e deseja explorar a culinária com frutos do mar, o Nau Frutos do Mar é o restaurante ideal. Com uma culinária contemporânea com traços mediterrâneos, o menu oferece sua especialidade e também carnes nobres. Aproveite para combinar com um delicioso vinho e curtir um jantar sofisticado. 

E para se refrescar durante os dias ensolarados da sua viagem à Natal, aproveite para degustar um delicioso sorvete natural com o sabor da fruta, na tradicional Sorveteria Tropical e curtir o restante do dia! 

 

QUANDO IR PARA NATAL

Em Natal, o sol brilha o ano todo. As temperaturas são sempre agradáveis, especialmente para os passeios diurnos que envolvem paisagens belíssimas e à noite, as saídas para aproveitar os bares e restaurantes. Por isso, planeje sua viagem para Natal em qualquer momento do ano, apenas fique atento ao período de chuvas, que acontece de abril a julho. 

Se preferir uma viagem mais agitada, com festas e folia, aproveite para conferir o Carnatal, o carnaval fora de época que acontece na cidade e é realizado anualmente no começo de dezembro. Confira mais informações e programação no site oficial clicando aqui

Além disso, se estiver buscando relaxar em frente às praias de Natal, evite o período de férias escolares, que leva muito movimento para a capital. 

 

ONDE FICAR EM NATAL

Natal - Pipa

Natal possui uma grande variedade de hotéis que agradam a todos os estilos de viajantes, desde os que preferem opções mais afastadas e exclusivas, até os que adoram ficar no meio do burburinho. Para estes, recomendamos buscar por opções de hotéis em Ponta Negra, por ser o local mais procurado e badalado da cidade e concentrar lazer, gastronomia e pontos turísticos em um só local. 

Nessa praia, a Av. Engenheiro Roberto Freire é muito bem localizada e possui opções de hotéis como o Golden Tulip, com quartos amplos e todos com a vista para o mar, podendo variar conforme o apartamento selecionado, além de uma ótima infraestrutura pensada para sua comodidade durante a hospedagem. Já o Quality Suites Natal proporciona o conforto e comodidades necessárias para sua viagem a Natal e também é localizado na avenida. 

Para quem deseja uma hospedagem à beira das areias, não pode deixar de conferir o Manary Praia Hotel. Todos os quartos são equipados e possuem varanda com rede, para você relaxar, nessa união de tradição e estilo.

E para quem prefere optar por tarifas competitivas, o Natal Praia Hotel possui um bom custo benefício para sua hospedagem. Para quem gosta da opção de alugar apartamentos, essa alternativa também é válida em Natal, podendo considerar outras localizações. 

 

COMO CHEGAR 

O Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves é o principal do Rio Grande do Norte e recebe diversos voos de outras capitais, além disso está em uma localização mais afastada dos principais centros turísticos da capital, por isso é importante pensar no deslocamento do aeroporto até seu hotel em Natal.

Ao desembarcar, você pode escolher entre as opções de transportes para a ida até o hotel, entre vans particulares, transfers do próprio hotel, carro (táxi, aplicativos ou aluguel) e transporte público. O aeroporto está a cerca de 30 km de Ponta Negra, onde concentram grande parte dos hotéis de Natal. 

 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

Pipa – Vale estender a viagem ao Rio Grande do Norte e passar alguns dias na famosa praia da Pipa, que fica em Tibau do Sul (cerca de 85 km de Natal). A Pipa conta com natureza exuberante, golfinhos ao mar, gastronomia internacional e passeios que agradam a todos, inclusive os amantes do surfe que podem aproveitar as boas ondas de Pipa. Esse “point” do litoral nordestino conquista o coração de todos os turistas por sua beleza natural, águas mornas e claras, uma vida noturna agitada e muito mais. Desbrave Pipa e se encante por cada detalhe.  

Praia do Amor – Vizinha da Pipa, a Praia do Amor é como um pedaço do paraíso no meio da costa. O local reúne falésias, piscinas naturais, barracas de praia animadas e tudo para você curtir alguns dias da maneira que preferir. Aproveite a estada em Pipa e dê um pulinho na Praia do Amor.

São Miguel do Gostoso – Uma pequena vila repleta de praias incríveis, local ideal para relaxar. Localizado ao norte (cerca de 100 km de Natal), o vilarejo atrai os apaixonados por esportes como windsurfe e kitesurfe, já que conta com bons ventos. Descubra as praias ao redor e se encante com todas as belezas naturais. Um ótimo local para passar o Réveillon, que atrai novos turistas a cada ano e tem calendário de festas.