🇧🇷 MANAUS – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Planejar uma viagem para Manaus é ter a certeza de se encantar e surpreender com a cultura de uma das maiores cidades da região norte do país, que está localizada muito próxima da Floresta Amazônica e que têm muitas descobertas para quem é apaixonado por natureza.

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Manaus. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais. Descubra mais neste guia! 

 

O que fazer em Manaus: atrações e opções de passeios

A capital do Amazonas é um destino com natureza encantadora e muita cultura, além das arquiteturas clássicas da cidade espalhadas por diversas construções na cidade. Os prédios de Manaus refletem o período de exploração da borracha (1879-1945), quando a cidade mais se desenvolveu e conquistou a atenção de mercados nacional e internacional. 

Para começar o turismo por lá, uma parada obrigatória é o Centro Histórico, que abriga construções que marcam cartões postais da cidade, como o belíssimo Teatro Amazonas, localizado em frente ao Largo de São Sebastião. Um dos mais bonitos e importantes teatros do país, recebe diversos turistas para visitas (atração paga à parte) diárias. Com certeza você irá se encantar com o interior do espaço, também com a possibilidade de uma visita guiada com horários agendados. 

Interior do Teatro Amazonas. Manaus. Crédito editorial: Altrendo Images / Shutterstock.com
Interior do Teatro Amazonas. Manaus.
Crédito editorial: Altrendo Images / Shutterstock.com

Além disso, o Porto de Manaus, que está próximo do Centro Histórico, é o maior porto fluvial da região norte. Ali está também o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos melhores jeitos de mergulhar na cultura local é visitar o mercado municipal da cidade, aproveite para conhecer ervas da região, produtos típicos e comprar artesanato. 

Para quem adora passeios culturais, vale um pulo no MUSA (Museu da Amazônia – atração paga à parte) que fica dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke e é um encanto por si só. Ao finalizar a visita, aproveite para subir na torre de observação e se depare com a vista da floresta Amazônica de cima. 

Agora Manaus também é natureza. O principal passeio nesse quesito é observar o Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, um fenômeno natural e único que atrai todos os estilos de viajantes para um passeio de barco que observa águas dos rios em cores diferentes marcando como uma linha divisória. Uma outra opção de passeio de barco é para a Visitação ao Boto, o percurso acontece pelo Rio Negro até locais menos movimentados para esperar os belos animais. 

Encontro do Rio Negro e Solimões, Manaus, Amazonas - Brasil.
Encontro do Rio Negro e Solimões, Manaus, Amazonas – Brasil.

Para os amantes de cachoeiras e entrar em contato com a natureza, vale procurar um bate e volta para Presidente Figueiredo (cerca de 125 km de distância). A cidade que abriga uma diversidade de cachoeiras em meio à Floresta Amazônica. Por lá, visite a cachoeira das Onças e a cachoeira Iracema, ótimas paradas pelo caminho. 

Já se você preferir destinar uma parte da viagem para fazer compras, vá ao bairro Ponta Negra e visite o Shopping Ponta Negra, um espaço bem bonito e elegante, com uma grande variedade de lojas. 

 

Onde comer em Manaus: as melhores opções gastronômicas

Prepare-se para comer muito bem e degustar comidas típicas em sua viagem a Manaus. As opções variam e prometem agradar a todos os gostos, especialmente os viajantes que adoram conhecer sabores regionais. Os cardápios incluem uma grande variedade de peixes de rio, tacacá, tucupi, além de frutas tradicionais como o açaí e guaraná. 

Barraca com Frutas Típicas em Manaus, Brasil.
Barraca com Frutas Típicas em Manaus, Brasil.

Para mergulhar na culinária local, comece pelo restaurante Tambaqui de Banda, que oferece o melhor do tambaqui, peixe tradicional da região, em boa localização próximo ao Teatro Amazonas. 

Para quem busca uma experiência diferenciada, mantendo o tradicional sabor da região, o Caxiri é a melhor opção, com ambiente agradável e cardápio de encantar o paladar. Em busca de uma experiência sofisticada, o FITZCarraldo é o lugar para uma refeição especial com menu requintado e está localizado dentro do charmoso hotel Vila Amazônia. 

Sinônimo de uma refeição típica de Manaus é sentar-se em um flutuante para observar a belíssima vista, aproveite para conhecer o Flutuante Sun Paradise e degustar um delicioso peixe. Por outro lado, se busca comer carne vermelha, a STK Gastronomia & Bar é uma steakhouse com cardápio variado e diversas opções de acompanhamentos e drinks para sua refeição. 

 

Quando ir para Manaus: as melhores épocas para visitar

A cidade recebe visitantes o ano inteiro, mesmo com o período de chuvas mais intensas – que faz parte da experiência de conhecer o norte do país – durante os meses de dezembro a maio, no verão. 

Se você prefere um período sem tanta probabilidade de chuvas, vá no inverno: entre os meses de junho a novembro

Além disso, é importante se atentar se o turista que irá visitar a região norte do Brasil possui a vacinação contra febre amarela. Caso ainda não tenha sido vacinado, é necessário que ocorra com, pelo menos, 10 dias de antecedência da viagem. 

 

Onde ficar em Manaus: opções de hospedagem para sua viagem 

As opções de hospedagem em Manaus podem transformar sua experiência na cidade que possibilita descanso e conexão com a natureza. Para isso, você encontra hotéis para todos os estilos de viajantes e que oferecem experiências diferenciadas. 

Começando pelo Hotel Villa Amazônia, que preservou sua fachada histórica e garante um interior moderno e equipado. No modelo de hotel boutique, você encontra todas as comodidades necessárias para uma hospedagem sofisticada. 

Outro hotel boutique de alto padrão em Manaus é o Juma Ópera que está em boa localização, em frente ao Teatro Amazonas. O hotel conta com muito conforto e todas as comodidades necessárias para uma experiência requintada.  

O Tropical Executive é um hotel que garante uma bela vista e boa localização, na praia de Ponta Negra. Moderno e confortável, uma hospedagem que preza pelo custo-benefício aliado a boas comodidades. 

Para os viajantes que buscam hotéis business e equipados, o Manaus Hotéis Millennium está localizado em um complexo empresarial, com outros hotéis e shoppings. É a opção para os viajantes que chegam a Manaus a trabalho ou os que preferem opções que envolvem mais custo-benefício na cidade. 

Além disso, há as opções de aluguel de apartamentos que permitem maior liberdade e muito conforto e podem ser encontrados em diversas localizações na cidade, dos mais centrais e próximos de pontos turísticos aos mais afastados.

Hotel em plena floresta Amazônica, Brasil.
Hotel em plena floresta Amazônica, Brasil.

Como chegar em Manaus: informações e deslocamentos

O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes recebe diversos voos diários que ligam a capital do Amazonas a vários pontos do Brasil e do mundo, com a possibilidade de voo sem escalas dependendo da cidade de embarque. 

Ao desembarcar em Manaus, você pode optar por diversos meios de transporte para se locomover na cidade, sendo que o transporte público é ônibus e há também opções de carro (alugado, aplicativo e táxi). 

Viajando de barco até a profundidade das Selvas Amazônicas
Viajando de barco até a profundidade das Selvas Amazônicas

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas de Manaus

  • Hotel de selva: o Anavilhanas Jungle Lodge está localizado no coração da Floresta Amazônica Brasileira, no arquipélago Anavilhanas, na região do Rio Negro, a cerca de 180 km de Manaus. O hotel dispõe de diversas opções de pacotes de hospedagem e muitas experiências imersivas para vivenciar em meio a natureza. 
  • Sobrevoar a Amazônia de helicóptero: Que tal ver a Floresta Amazônica em uma vista privilegiada, de cima? Em um voo de helicóptero, você garante uma experiência única e pode escolher a opção que mais desejar, variando a duração do passeio.  

 


Gostou desse destino? Descubra outros guias de viagem por aqui!