🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 INGLATERRA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Situada no litoral da Europa Ocidental, parte do Reino Unido é conhecida por ser a “terra da Rainha”, a Inglaterra é o país que deu voz a Shakespeare e aos Beatles, além de ser um país cultural, artístico e repleto de história. 

Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para a Inglaterra. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer na Inglaterra: atrações e opções de passeios nas principais cidades

LONDRES

A principal cidade da Inglaterra e, também, capital do Reino Unido (sendo este um agrupamento político que inclui alguns países específicos), concentra mais de 8 milhões de pessoas e é considerada uma das maiores metrópoles do planeta. Londres também está localizada às margens do Rio Tâmisa, o mais importante do país, e possui diversos pontos turísticos clássicos, entre eles está o Palácio de Buckingham, também conhecido por ser residência da realeza, e que permite visitação em determinadas áreas do local. 

Outro ponto turístico bastante conhecido de Londres é o Big Ben, um importante sino localizado no Palácio de Westminster, o mesmo da sede do Parlamento Britânico. Não é possível visitá-lo, mas seu exterior é bastante marcante para os turistas da cidade. Além dele, a London Eye, a Roda-Gigante mais famosa do mundo, com cerca de 135 metros de altura. Inaugurada em 1999, a atração está localizada próxima do Big Ben e possibilita uma vista impecável da cidade. 

Para um mergulho ainda maior na cultura local, que tal observar uma troca de guarda? O St James ‘s Park é um parque lindo, repleto de natureza, e onde é possível observar a troca de guarda da cavalaria britânica. Além dele, vá aos museus National Gallery, um dos mais importantes de Londres, que abriga diversos quadros de Van Gogh e Rembrandt, outros museus que não podem ficar de fora são: British Museum, Madame Tussauds Museum e Tate Modern, sendo que o último abriga artes modernas. 

Para fazer boas compras, não deixe de ir à Oxford Street, a principal avenida comercial que conta com mais de 300 lojas. Já o Covent Garden é uma atração à parte, já que engloba diversas opções de entretenimento, como o famoso mercado gastronômico, várias opções de lojas, museus e restaurantes. O melhor meio de transporte para turistas em Londres é pelo metrô, as principais estações que você deve se atentar são: Estação Westminster (acesso ao London Eye, Big Ben, Palácio de Westminster, por exemplo), Estação Covent Garden, Estação London Bridge, entre outras.

LIVERPOOL

A cidade dos Beatles fica a cerca de 2 horas de trem, partindo da Estação Euston, em Londres. Liverpool é conhecida pelo encontro do rio Mersey com o mar da Irlanda, além de ser uma grande cidade cultural, histórica e diversas belezas. Ao chegar, aproveite para visitar o Beatles Story, museu que conta a história da banda que marcou a música e com uma curiosidade especial: na opção de áudio guide em inglês, quem narra a trajetória é Julia, irmã do John Lennon.

Com pontos turísticos específicos, Liverpool encanta os turistas com a variedade de atrações, como a Albert Dock, uma construção em formato de doca que reflete a história local, de uma cidade portuária. Por lá também é possível uma volta na roda-gigante para conhecer a cidade sob uma vista do alto, além de possuir diversos restaurantes e bares no entorno. A Walker Art Gallery é um museu de arte, com obras importantes da história. Já o Museu de Liverpool é o mais recente, inaugurado em 2011, com entrada gratuita e diversas exposições distribuídas pelos espaços. Para os admiradores de futebol, o Anfield (estádio do Liverpool) é aberto ao público para visitas.

A cidade também abriga uma Catedral Metropolitana de Liverpool com características góticas e 85 metros de altura, além de vitrais coloridos que atraem olhares. E para um passeio a pé, a Mathew Street reserva um ponto turístico especial para os fãs da banda que surgiu por ali, a estátua do John Lennon, ao lado do Cavern Pub, bar que deu voz à banda conhecida mundialmente. 

 CAMBRIDGE E OXFORD 

Duas cidades próximas de Londres, porém em regiões diferentes, e que atraem bastante olhares pela intelectualidade de ambas são Cambridge e Oxford, as duas estão a cerca de 1h de trem partindo de Londres, ideais para um bate e volta ou para estender a viagem por alguns dias.

Cambridge é famosa pela sua Universidade e por pontos turísticos charmosos, como a Mathematical Bridge e a igreja universitária Great St Mary ‘s, por exemplo. Além deles, para os fãs de parque, o The Backs é um bom lugar para caminhar e descansar, localizado próximo às faculdades, perto do Rio Cam. A cidade pede por ótimos passeios a pé, para explorar os entornos e se encantar com o interior da Inglaterra, entre um passeio e outro, para quem adora compras, não deixe de conferir a Green Street

Na cidade de Oxford, tudo acontece no entorno da famosa universidade, sendo até possível visitas em uma das mais importantes e antigas universidades do mundo. Por falar em história, a Biblioteca Bodleiana. Já para os fãs de Harry Potter, visitar a Christ Church College pode trazer diversas lembranças dos filmes. Um dos museus mais antigos do mundo também está em Oxford, o Museu Ashmolean foi fundado em 1683. Também aproveite o passeio pela cidade para visitar cafés e livrarias. 

Onde comer nas principais cidades da Inglaterra: as melhores opções gastronômicas

Quando se fala em mergulhar profundamente na cultura de um país, também inclui conhecer as variadas opções gastronômicas. Na Inglaterra, certamente, você irá se deparar com o famoso prato da culinária de rua: fish and chips, que é literalmente peixe frito e batata frita. Além dele, você pode encontrar bons locais para um tradicional “english breakfast” ou seja, um café da manhã clássico inglês. Sobretudo, prepare-se para encontrar bons restaurantes nas principais cidades de sua viagem para a Inglaterra. 

Londres é conhecida por variadas opções gastronômicas, grandes redes e com possibilidade de encontrar restaurantes de diferentes nacionalidades, além de opções para todos os gostos e orçamentos de viagem. O Clarke ‘s Restaurant foi inaugurado em 1986 e, desde então, é muito procurado, com menu variado a la carte e carta de vinhos para você aproveitar. 

Para uma opção mais sofisticada em Londres, o The Wolseley é ideal, prepare-se para se encantar desde a entrada, com a decoração glamourosa e com pratos finos europeus, para ir a qualquer momento do dia: do café da manhã ao jantar. Uma outra opção, próximo ao British Museum, é o restaurante Savoir Faire, bistrô familiar com ótima variedade de opções. Já uma parada em um fast-food diferenciado, a Shoop Soup Shop possui opções de sopas que se adequam à estação e iguarias da culinária do Oriente Médio. 

Já para sua viagem a Liverpool, uma parada obrigatória é para conhecer o Cavern Club, um bar temático especializado em apresentações musicais, que também pode ser considerado o berço da música pop britânica, onde os Beatles começaram. Já para um café da manhã ou até brunch (a tradução une o café da manhã e almoço), o Dale St Kitchen & Bar by Shino une boa gastronomia em um ambiente descontraído. Para a união de restaurante e bar, o The Pen Factory tem cardápio variado e decoração rústica.

Para sua ida à Cambridge, se deseja uma parada rápida para conhecer a culinária, o Amelie é ideal, possui cardápio variado, opções para todos os gostos e decoração charmosa. Para um restaurante mais descontraído, o Limoncello Delicatessen & Bistro é especializado na culinária italiana e promete encantar o paladar. 

Se der uma passada em Oxford, aproveite para conferir o restaurante The White Rabbit, que une a gastronomia italiana com o estilo inglês, ideal para almoços entre os passeios. Já o Antep Kitchen combina a culinária do Oriente Médio a um ambiente agradável para toda a família, além de opções para todos os gostos e orçamentos. 

Quando ir para Inglaterra: as melhores épocas para visitar

Visitar a Inglaterra requer um bom planejamento de viagem, sendo as melhores épocas para visitar nos períodos mais quentes, entre os meses de maio e setembro, quando a primavera já está no final e o verão chega logo em seguida. Se preferir se sentir em cenários clássicos de filmes no inverno, o mês de dezembro será uma ótima opção. 

Além de observar a melhor data para sua viagem, atente-se à documentação necessária sendo somente o passaporte dentro da validade. Fique esperto no câmbio e garanta a moeda oficial da Inglaterra, a libra esterlina.  

Onde ficar nas principais cidades da Inglaterra: opções de hospedagem para sua viagem 

Ao planejar uma viagem para a Inglaterra, certamente a escolha da hospedagem entrará em cena – afinal, com a possibilidade de visitar a grande metrópole que é Londres que distribui pontos turísticos ao longo de toda a cidade, escolher o hotel ideal pode ser um desafio. No entanto, vale lembrar que a capital possui um sistema de metrô único e que funcionará perfeitamente para transporte entre os bairros. Já para as cidades menores do país, vale conferir a proximidade dos pontos turísticos que deseja conhecer e os meios de transporte que melhor funcionam. 

Começando por Londres, existem diversas opções de hospedagem para todos os estilos de viajantes e orçamentos de viagem. Se deseja uma opção mais luxuosa e que abrigue toda a família, o Nobu Hotel London Portman Square é ideal, localizado a apenas 5 minutos a pé da Oxford Street e do Hyde Park, rua comercial e parque da cidade, respectivamente.

A cidade também oferece opções de custo-benefício, como o Moxy London Heathrow Airport, que concentra as comodidades ideais para sua hospedagem e está localizado a cerca de 3 km de distância do Aeroporto de Heathrow. Outra opção de hospedagem em Londres é o moderno e descolado Snoozebox Olympic Park, com o essencial para sua estada ser confortável, e está localizado a cerca de 7 km do aeroporto. 

Já para sua viagem a Liverpool, O The Resident Liverpool ocupa um prédio histórico e traz a estrutura moderna de quartos com cozinha equipada, além de ser uma ótima opção que concentra custo-benefício e localização a cerca de 13 km do aeroporto. Se deseja uma opção mais requintada em sua hospedagem, o INNSiDE by Meliá Liverpool concentra diversas comodidades com boa estrutura para seu conforto, localizado a cerca de 14km do aeroporto. 

Em sua ida a Cambridge, não deixe de conferir o Gonville Hotel para uma estada sofisticada e única, que conta com decoração clássica e muito conforto. Ou o ibis Cambridge Central Station para uma opção com melhor custo-benefício. 

Já em Oxford, o Old Bank Hotel garante muito requinte, decoração moderna e estrutura ampla para sua hospedagem, além de estar localizado no centro histórico da cidade. Outra opção para os viajantes que preferem custo-benefício, é o Leonardo Royal Hotel Oxford – Formerly Jurys Inn, hotel moderno e equipado. 

Em todas as cidades que planeja visitar em sua viagem para a Inglaterra, também há a opção de estada em hostels ou aluguel de apartamentos, que são alternativas para viajantes que buscam conhecer a cidade com orçamento reduzido para hospedagem. 

Como chegar na Inglaterra: informações e deslocamentos das principais cidades

O Aeroporto de Londres Heathrow é internacional e responsável por abastecer a cidade de Londres e o seu entorno, localizado a cerca de 22km do centro. Além dele, a capital também conta com outras quatro opções de aeroportos, mas o Heathrow é o mais convencional. Outra maneira de desembarcar na metrópole britânica, é por trem, partindo de qualquer outra cidade da Inglaterra ou cidades selecionadas da Europa. Uma linha bastante conhecida é a que faz o trajeto Paris-Londres, com a duração de 2h30

Já em Liverpool, o Aeroporto John Lennon de Liverpool está a cerca de 12km da cidade. Mas, a melhor maneira de transitar de uma cidade para outra, dentro da própria Inglaterra, é por meio de trens. Em sua maioria, os trens de Londres para Liverpool saem da estação central da capital, Euston, e chegam também chegam na estação central de Liverpool, o trajeto dura cerca de 2h40. 

Para ir à Cambridge e Oxford, a melhor recomendação também é por meio dos trens, já que são trajetos bastante percorridos. Rumo a Cambridge, os trens saem da estação King ‘s Cross com destino a Cambridge Station e partindo para Oxford, os trens saem de Paddington em Londres e chegam na única estação de trem da cidade. O percurso, para ambas cidades, que se localizam em direções opostas, dura cerca de uma hora. 

PARA MARCAR NA AGENDA: atrações incríveis da Inglaterra

Bath – Em tradução para o português, a cidade chamada de “banho” faz jus ao seu nome, já que ficou famosa devido aos spas e banhos termais. Em um rápido bate e volta partindo de Londres (cerca de 1h30 de viagem), é possível que você curta o dia relaxando na cidade que é Patrimônio Mundial da Unesco. Por lá, aproveite para conhecer o Thermae Bath Spa e, também, conhecer o museu com o nome da autora que viveu na cidade por muitos anos, Jane Austen Centre. 

Brighton – A cidade litorânea, localizada a cerca de 1h de Londres, reserva um lifestyle descontraído e um mergulho na cultura britânica. Aproveite o passeio para conhecer o Brighton Pier, com parque de diversões famoso, o Royal Pavilion, uma antiga residência real transformada em museu e, ainda, conferir uma vista privilegiada da cidade, no British Airways i360. 


Para as férias em outros destinos, temos guias de viagem especiais para te ajudar a planejar a viagem. Confira!