🇧🇷 FORTALEZA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Fortaleza. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Fortaleza: atrações e opções de passeios 
  • Onde comer em Fortaleza: os melhores bares e restaurantes da cidade
  • Quando ir a Fortaleza: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem em Fortaleza
  • Como chegar a Fortaleza: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Fortaleza 

Com seu charme especial e grandeza que encanta, por ser uma das maiores cidades do Brasil, Fortaleza é conhecida por sua orla extensa, belezas naturais de tirar o fôlego e uma variedade de lazer que agrada a todos os gostos.

Comece agora a planejar sua viagem para o Ceará e se apaixone pelas delícias de Fortaleza que incluem passeios de aventura em areias e no mar ou aproveite para relaxar nas praias maravilhosas e explorar a cidade. Confira tudo neste guia especial! 

 

O QUE FAZER EM FORTALEZA

FORTALEZA

Para começar mergulhando de cabeça na cultura cearense, vale um passeio no Mercado Central de Fortaleza. Amplo e com grande variedade de produtos e de alimentos, como castanhas e etc, o espaço é muito conhecido pelas peças de artesanato variadas, espalhadas nas suas mais de 500 lojas. Para quem gosta de um passeio a pé, vale estender algumas horas pelo centro da cidade, em locais próximos ao mercado. Um exemplo é uma visita a Catedral Metropolitana de Fortaleza

Mas se você se interessa mais por mergulhos, as praias de Fortaleza são conhecidas por sua larga extensão, cerca de 34 km, e por serem movimentadas a todo o momento – dá para aproveitar a areia durante o dia ou até fazer uma caminhada noturna à noite. Em qualquer uma das opções, sempre haverá um agito. Algumas praias fazem parte do chamado “litoral urbano”, como por exemplo a Praia de Iracema, famosa pelo seu belíssimo pôr do sol e, caso você dê sorte, é possível ver golfinhos ao horizonte. Além dela, as praias de Mucuripe e de Meireles também valem a visita. Por fim, agende um tempinho para dar um passeio na Av. Beira Mar e descobrir artesanatos locais, praticar um esporte e muito mais. 

Para quem está em busca de um pouco de sossego, aproveite para visitar a encantadora Praia do Futuro, a mais famosa de Fortaleza. Nela, muitos moradores e praticantes de esportes aquáticos aproveitam para treinar surf e kitesurf. O local também é ótimo para mergulho. Escolha a barraca de praia que mais combina com seu estilo e desfrute de um dia relaxante. 

E por falar em esportes aquáticos, para os que gostam de parques de diversão, precisam conhecer o famoso Beach Park. Com uma estrutura incrível, que agrada a todas as idades, o parque está localizado próximo de Fortaleza (cerca de 30 km de distância) e possui atrações para todos: para quem gosta de adrenalina, quem prefere sossego e também quem está acompanhado de crianças. O complexo reúne opções de hospedagem, entre resorts e hotel e uma barraca de praia, além do parque aquático. Recomendamos garantir seu ingresso antecipadamente pelo site oficial, clique aqui

Além do Beach Park, em Aquiraz, cidade onde está localizado, também há a praia Porto das Dunas. O local é ideal para os famosos passeios de buggy pelas dunas de areia, que garantem belas vistas. Aproveite o buggy para ir até a Lagoa do Catu, um cenário repleto de calmaria. 

Uma outra opção de praia, para agradar os que buscam relaxar com os pés na areia, é a Praia do Cumbuco, próxima de Fortaleza (cerca de 30 km). Aproveite toda a estrutura das barracas de praia, super completas e equipadas e, se preferir, desbrave alguma das variadas opções de passeios – seja de buggy, jegue ou jangadas com pescadores, atração é o que não falta nesse pedaço. 

Aproveite também para estender um bate-volta à Praia de Canoa Quebrada (cerca de 160 km), próxima de Fortaleza, é famosa por possuir um símbolo local, de lua e estrela esculpidas nas paredes de uma falésia. Um verdadeiro refúgio para quem deseja observar diferentes características naturais de praia, areias, falésias e um lindo mar. 

Por fim, se deseja entrar de verdade na cultura local, não deixe de conferir o Museu da Cultura Cearense, que expressa e valoriza a região e o Pirata Bar, que possui o forró mais famoso de Fortaleza – uma dica: vá às segundas, é tradicional da cidade. Garanta seu ingresso antecipado com desconto no site oficial ou clique aqui

 

ONDE COMER EM FORTALEZA

 

O Nordeste encanta não só os olhos, mas também o paladar. A gastronomia local é conhecida por seus famosos pratos com Carne de Sol, Baião de Dois, Carne de Caranguejo e muito mais. Aproveite para degustar um delicioso camarão no Camarada Camarão e outras variedades de pratos, incluindo opções com carne vermelha e a tradicional carne de sol. 

De frente para a tradicional Praia de Iracema, na região mais central da orla de Fortaleza, está o Mar de Rosas, um restaurante clássico, perfeito para quem busca uma saborosa comida caseira com temperos e técnicas locais. O menu é super completo e possui opções que agradam a todos os paladares. 

Para curtir a noite, o Moleskine é um gastrobar que promete bons drinks e petiscos deliciosos, em um ambiente moderno. Perfeito para você viver uma experiência gastronômica e ainda descontrair no final do dia. 

Se está indo à Praia do Futuro e deseja sentar em uma barraca alegre, vá à Terra do Sol. Saboreie a culinária local enquanto curte as belezas naturais da praia. O menu é variado e possui diversas opções de peixes, frutos do mar, petiscos, além dos coquetéis e sucos para acompanhar. 

Para experimentar e saborear a carne de Caranguejo, vá ao Chico Caranguejo, na Praia de Cumbuco. O lugar é especialista no que leva o nome e o melhor, de frente para a praia. Opte entre os drinks e sucos variados para acompanhar sua escolha.

 

QUANDO IR 

 

O destino recebe turistas o ano inteiro. Por ter um clima tropical quente, suas temperaturas são amenas nos meses mais frios do ano, o que atrai muitos viajantes brasileiros. 

Os momentos de alta temporada em Fortaleza são dos meses de agosto a dezembro, quando as chuvas diminuem e possibilita encontrar dias mais ensolarados e céu azul. 

No período de verão brasileiro, é quando o litoral nordestino recebe grande quantidade de turistas internacionais, que são facilmente atraídos pelo calor da região. 

Por isso, programe sua viagem para Fortaleza o ano todo! 

 

ONDE FICAR 

As opções de hospedagem agradam a todos os estilos de viajantes, dos que preferem os locais que priorizam custo-benefício aos que gostam de ter diversas comodidades e facilidades disponíveis.

Para quem gosta e prefere uma opção sofisticada de frente para a praia, o Gran Marquise é o hotel ideal. Sua estrutura é super completa e conta com academia, SPA L’occitane e diversas experiências que vão tornar sua estada ainda mais completa, junto com um restaurante especial. 

Já o Seara Praia Hotel é um dos que possui uma vista privilegiada para o horizonte da Praia do Meireles, junto com diversas comodidades para sua hospedagem, além da união de conforto e diversão para toda a família. 

Próximo à Praia de Iracema, o Hotel da Villa é charmoso e confortável, conta com uma localização privilegiada de outros pontos turísticos da cidade. 

Para quem deseja curtir a ida à Fortaleza com muita diversão, o Beach Park também possui a parte de hospedagem, com quatro categorias de hotéis diferentes, integrados ao parque aquático. 

 

COMO CHEGAR 

 

O Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, é de fácil acesso e recebe voos diários de diferentes cidades nacionais e internacionais. 

Ao sair do aeroporto, o deslocamento para o hotel e centro da cidade é feito facilmente por carros (alugados, táxis ou aplicativos) ou ônibus. 

Para quem já está no Nordeste e quer visitar a vibrante cidade de Fortaleza, pode escolher entre as opções de ônibus e/ou carro, dependendo do local de partida.  

 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

Mercado dos Peixes: O local ideal para comprar produtos frescos para comer em casa ou pedir para que sejam preparados na hora. Escolha diversas opções de peixes e frutos do mar. Nossa recomendação é chegar cedo para aproveitar as peças mais frescas, recém chegadas. Se decidir ir ao final da tarde para consumir os produtos preparados na hora, aproveite para ouvir uma boa música, com um gostoso forró pé de serra. 

Praia do Fortim: A união de sossego e bons ventos, o vilarejo ao sul de Fortaleza (cerca de 135 km) é famoso pela prática de kitesurfe. Além de ser moderno e descolado, com ótimas opções de passeios, centro charmoso e bastante tranquilidade para você relaxar em frente à praia. 

Jericoacoara: Um pedaço do paraíso no Ceará, a vila de Jericoacoara está localizada a cerca de 300 km de Fortaleza e merece uma programação especial para ser explorada. Com as famosas dunas de areia e um ótimo clima para curtir a praia, Jeri é o lugar para quem deseja renovar as energias em meio à tranquilidade e aconchego. Nossa recomendação é que você estenda sua viagem e fique de 3 a 5 dias por lá.