🇧🇷 FLORIANÓPOLIS – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Florianópolis. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Florianópolis: atrações e opções de passeios;
  • Onde comer em Florianópolis: os melhores bares e restaurantes da cidade;
  • Quando ir para Florianópolis: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Florianópolis;
  • Como chegar em Florianópolis: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Florianópolis.

Carinhosamente apelidada como “Ilha da Magia”, Floripa – apelido da cidade de Florianópolis – é regada por tecnologia, criatividade, vida noturna badalada, belezas naturais de tirar o fôlego e, claro, muito reggae. A cidade de Santa Catarina possui um lifestyle autêntico e acolhe muito bem os que amam a prática de esportes ao ar livre ou ainda os que buscam por férias ou aquela escapada no feriado prolongado. Confira todos os detalhes neste guia!

O QUE FAZER

Cidade de praia, daquelas com faixas de areias que encantam a todos os apaixonados por relaxar e sentir a brisa do mar, Florianópolis é conhecida pelas belezas naturais contando com cerca de 40 praias. Para quem gosta de surfar, por exemplo, a Praia Mole tem mar com ondas fortes e temperatura de água gelada, cenário perfeito para o esporte. Na areia, espere encontrar um público jovem e descolado. Além disso, o local também é palco das melhores festas e festivais de música da região, além de atividades para curtir a vista, incluindo uma aventura na Trilha da Praia da Galheta.

Partindo para uma região mais central da ilha, a Lagoa da Conceição é atração necessária e merece a visita, além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade – junto com cartão postal clássico de Floripa. Lá, você encontrará de tudo um pouco: kitesurf, passeio de caiaque e pedalinho, pessoas relaxando no gramado. Ao redor da Lagoa ainda é possível encontrar uma variedade grande de restaurantes, a maioria servindo ótimos pratos de frutos do mar, e bares para curtir a vida noturna.

Mais ao sul de Florianópolis, está a encantadora Ilha do Campeche, perfeita para relaxar na beira das águas cristalinas do mar. Para conhecer a ilha, é necessário ir até a Praia do Campeche e pegar um barco, além disso a ilha recebe visitantes limitados por dia, já que faz parte de uma pequena unidade de preservação. É parada obrigatória em Floripa, para vivenciar as belezas da cidade, além de poder conferir lanchonetes e restaurantes no local em um passeio especial.

Entre as praias mais visitadas por turistas brasileiros e internacionais, Jurerê Internacional é a que promete conquistar os apaixonados por baladas e pela vida boêmia, tanto de dia quanto à noite. Ali está localizado o conhecido Café de La Musique, um dos beach clubs mais famosos do Brasil, que tem inspiração no lifestyle europeu, conta com música ao vivo, DJs renomados e um cardápio gourmet elaborado.

Crédito obrigatório: Daniel Vianna/MTur

Para um passeio mais elaborado e longo, vale reservar um dia para fazer um bate-volta de 80 km, à charmosa Balneário Camboriú. A cidade fica próximo a Florianópolis e concentra grandes edifícios, belas praias, restaurantes e lojas e uma avenida movimentada junto à praia, conhecida como Avenida Atlântica. Em Balneário, a vida noturna e a parte musical também são um espetáculo à parte. Mas se estiver buscando passeios mais diurnos e próximos à natureza, aproveite para passar a tarde no Parque Unipraias.

ONDE COMER

A gastronomia de Floripa envolve pratos típicos com peixes e frutos do mar e para explorar melhor o paladar local, sugerimos uma ida ao Mercado Público de Florianópolis que foi revitalizado em 2015 e conta com um elenco renovado de botecos para degustar um petisco e mergulhar na cultura da cidade. O Box 32 é um dos clássicos e queridinhos por lá.

Para quem busca uma opção mais refinada, mas também com frutos do mar, só que combinados com massas e risotos, o Artusi Ristorante é o local ideal. O restaurante combina ambiente sofisticado com localização privilegiada, de fácil acesso e bem ao centro da cidade.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

Para um almoço clássico em Floripa, opte por locais à beira da Barra da Lagoa, uma das praias mais bonitas da cidade. Para isso, o Restaurante O Timoneiro é um dos mais elogiados, combinando culinária local com vista incrível.

Agora, se você busca um ambiente descontraído e pratos deliciosos, O Barba Negra é o restaurante ideal e fica localizado na querida Lagoa da Conceição. E para variar o passeio e encontrar opções gastronômicas que agradam a todos os paladares, vale uma ida à Mercadoteca – a mesma de Curitiba, agora na versão na “Ilha da Magia”.

Quando em Jurerê Internacional, curta com estilo e aposte na Toca de Jurerê, local que oferece opções para almoço e jantar, com um ambiente agradável e uma clássica caldeirada que tem moqueca e frutos do mar para encantar a todos.

QUANDO IR

Vivenciar Floripa de verdade pede temperaturas elevadas, por isso o verão é a época certa para chegar à cidade, além de fazer parte da alta temporada, com grandes festas e muito agito. Mas, também dá para encontrar cantinhos e praias mais vazias da cidade para relaxar.

É importante lembrar que a cidade está localizada na região Sul do país, por isso o inverno costuma ser bem frio e gelado, característico da região. Mas, isso não abala os locais e turistas que são atraídos por festivais de música eletrônica que acontecem em Jurerê Internacional, como o Winter Play – um dos mais badalados festivais que ocorrem em junho.

Outro ótimo momento para visitar a Ilha da Magia, combinado com a alta temporada, é durante o Réveillon, em que a cidade organiza diversas festas e se prepara para receber os turistas. Se gosta de começar o ano com agito, Florianópolis é o local ideal!

ONDE FICAR

As opções de hospedagem em Florianópolis prometem agradar a todos os estilos de viajantes, dos que buscam hotéis mais luxuosos aos que querem custo-benefício para aproveitar de diversas maneiras.

Para isso, os hotéis localizados no centro da cidade contam com uma boa localização e fácil deslocamento a diversos pontos e praias de Floripa, como o Slaviero Baía Norte Florianópolis, uma opção mais sofisticada. O Novotel Florianópolis é outra opção moderna e requintada, também no centro da cidade.

Para quem prefere hospedagem com economia e conforto, a Rede Andrade Cecomtur oferece ambos, junto com a boa localização no centro da cidade. E o Hotel Vila Mar fica a 1 minuto de caminhada da praia e dispõe de conforto e custo-benefício para seus hóspedes.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

Para uma hospedagem diferenciada em um espaço descolado e moderno, a Casa Quatro Oito é a sensação do momento e promete conforto com um toque de arte. Para quem quer requinte e em uma região com mais privacidade, busque opções em Jurerê, como o Fuso Concept Hotel que une requinte a muito conforto. Mais uma opção requintada em Jurerê Internacional, o IL Campanario Villaggio Resort é um clássico a dois minutos a pé da praia e combina conforto e luxo com uma vista privilegiada.

Outra região da cidade que merece uma busca especial para hospedagens é em Campeche, próximo a famosa ilha, com pousadas e hotéis para todos os estilos de viajantes. Assim como o Hotel São Sebastião da Praia, com chalés espaçosos e muito confortáveis.

Os que buscam flexibilidade e liberdade, unido a custo-benefício, podem procurar opções de aluguéis de apartamentos mais centrais ou em regiões específicas da cidade.

COMO CHEGAR

Florianópolis possui o aeroporto principal de Santa Catarina, o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, que recebe voos de diversas capitais e cidades do país, além de ter passado por uma reforma e modernização recente para acolher melhor os turistas.

Ao desembarcar, você pode optar por se deslocar por carro (taxi, app ou alugado) ou transporte público. Na cidade, também existe a opção de aluguel de bicicletas, para incentivar a prática de esportes e um trânsito mais sustentável.

A recomendação é sempre observar as distâncias dos principais pontos que irá visitar em Florianópolis e optar por um meio de transporte desde o início, sendo o aluguel de carro uma ótima opção que garante liberdade e flexibilidade para os turistas.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

P12 Jurerê – Um espaço moderno, beira mar, com DJs e muita música boa: isso é a P12 Parador Internacional, um misto entre um sunset descolado com uma balada elegante. Localizada na famosa praia de Jurerê Internacional e com um lifestyle diferenciado, que gera um grande atrativo, a P12 possui eventos semanais e atrações para todos os estilos. Confira a agenda no site oficial, ou clique aqui.

Passeio de Escuna Pirata Ilha de Anhatomirim – Conheça a história de Florianópolis em um passeio que promete passar por fortalezas, almoço e observação de centenas de golfinhos, na Baía dos Golfinhos, uma Área de Proteção Ambiental. Veja construções feitas a partir de 1.740 pelos Portugueses na Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim.

Ponta dos Ganchos – Um resort exclusivo que conta com uma bela vista em uma ilha privativa e opções de lazer e descanso variadas, para todos os gostos. Desfrute de uma estrutura e atividades pensadas para o seu bem-estar localizada a poucos minutos (40) de Florianópolis, confira mais no site oficial (clique aqui)

Conheça outros destinos aqui.