🇧🇷 FLORIANÓPOLIS – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Florianópolis. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Florianópolis: atrações e opções de passeios;
  • Onde comer em Florianópolis: os melhores bares e restaurantes da cidade;
  • Quando ir para Florianópolis: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Florianópolis;
  • Como chegar em Florianópolis: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Florianópolis.

Carinhosamente apelidada como “Ilha da Magia”, Floripa – apelido da cidade de Florianópolis – é regada por tecnologia, criatividade, vida noturna badalada, belezas naturais de tirar o fôlego e, claro, muito reggae. A cidade de Santa Catarina possui um lifestyle autêntico e acolhe muito bem os que amam a prática de esportes ao ar livre ou ainda os que buscam por férias ou aquela escapada no feriado prolongado. Confira todos os detalhes neste guia!

O QUE FAZER

Cidade de praia, daquelas com faixas de areias que encantam a todos os apaixonados por relaxar e sentir a brisa do mar, Florianópolis é conhecida pelas belezas naturais contando com cerca de 40 praias. Para quem gosta de surfar, por exemplo, a Praia Mole tem mar com ondas fortes e temperatura de água gelada, cenário perfeito para o esporte. Na areia, espere encontrar um público jovem e descolado. Além disso, o local também é palco das melhores festas e festivais de música da região, além de atividades para curtir a vista, incluindo uma aventura na Trilha da Praia da Galheta.

Partindo para uma região mais central da ilha, a Lagoa da Conceição é atração necessária e merece a visita, além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade – junto com cartão postal clássico de Floripa. Lá, você encontrará de tudo um pouco: kitesurf, passeio de caiaque e pedalinho, pessoas relaxando no gramado. Ao redor da Lagoa ainda é possível encontrar uma variedade grande de restaurantes, a maioria servindo ótimos pratos de frutos do mar, e bares para curtir a vida noturna.

Mais ao sul de Florianópolis, está a encantadora Ilha do Campeche, perfeita para relaxar na beira das águas cristalinas do mar. Para conhecer a ilha, é necessário ir até a Praia do Campeche e pegar um barco, além disso a ilha recebe visitantes limitados por dia, já que faz parte de uma pequena unidade de preservação. É parada obrigatória em Floripa, para vivenciar as belezas da cidade, além de poder conferir lanchonetes e restaurantes no local em um passeio especial.

Entre as praias mais visitadas por turistas brasileiros e internacionais, Jurerê Internacional é a que promete conquistar os apaixonados por baladas e pela vida boêmia, tanto de dia quanto à noite. Ali está localizado o conhecido Café de La Musique, um dos beach clubs mais famosos do Brasil, que tem inspiração no lifestyle europeu, conta com música ao vivo, DJs renomados e um cardápio gourmet elaborado.

Crédito obrigatório: Daniel Vianna/MTur

Para um passeio mais elaborado e longo, vale reservar um dia para fazer um bate-volta de 80 km, à charmosa Balneário Camboriú. A cidade fica próximo a Florianópolis e concentra grandes edifícios, belas praias, restaurantes e lojas e uma avenida movimentada junto à praia, conhecida como Avenida Atlântica. Em Balneário, a vida noturna e a parte musical também são um espetáculo à parte. Mas se estiver buscando passeios mais diurnos e próximos à natureza, aproveite para passar a tarde no Parque Unipraias.

ONDE COMER

A gastronomia de Floripa envolve pratos típicos com peixes e frutos do mar e para explorar melhor o paladar local, sugerimos uma ida ao Mercado Público de Florianópolis que foi revitalizado em 2015 e conta com um elenco renovado de botecos para degustar um petisco e mergulhar na cultura da cidade. O Box 32 é um dos clássicos e queridinhos por lá.

Para quem busca uma opção mais refinada, mas também com frutos do mar, só que combinados com massas e risotos, o Artusi Ristorante é o local ideal. O restaurante combina ambiente sofisticado com localização privilegiada, de fácil acesso e bem ao centro da cidade.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

Para um almoço clássico em Floripa, opte por locais à beira da Barra da Lagoa, uma das praias mais bonitas da cidade. Para isso, o Restaurante O Timoneiro é um dos mais elogiados, combinando culinária local com vista incrível.

Agora, se você busca um ambiente descontraído e pratos deliciosos, O Barba Negra é o restaurante ideal e fica localizado na querida Lagoa da Conceição. E para variar o passeio e encontrar opções gastronômicas que agradam a todos os paladares, vale uma ida à Mercadoteca – a mesma de Curitiba, agora na versão na “Ilha da Magia”.

Quando em Jurerê Internacional, curta com estilo e aposte na Toca de Jurerê, local que oferece opções para almoço e jantar, com um ambiente agradável e uma clássica caldeirada que tem moqueca e frutos do mar para encantar a todos.

QUANDO IR

Vivenciar Floripa de verdade pede temperaturas elevadas, por isso o verão é a época certa para chegar à cidade, além de fazer parte da alta temporada, com grandes festas e muito agito. Mas, também dá para encontrar cantinhos e praias mais vazias da cidade para relaxar.

É importante lembrar que a cidade está localizada na região Sul do país, por isso o inverno costuma ser bem frio e gelado, característico da região. Mas, isso não abala os locais e turistas que são atraídos por festivais de música eletrônica que acontecem em Jurerê Internacional, como o Winter Play – um dos mais badalados festivais que ocorrem em junho.

Outro ótimo momento para visitar a Ilha da Magia, combinado com a alta temporada, é durante o Réveillon, em que a cidade organiza diversas festas e se prepara para receber os turistas. Se gosta de começar o ano com agito, Florianópolis é o local ideal!

ONDE FICAR

As opções de hospedagem em Florianópolis prometem agradar a todos os estilos de viajantes, dos que buscam hotéis mais luxuosos aos que querem custo-benefício para aproveitar de diversas maneiras.

Para isso, os hotéis localizados no centro da cidade contam com uma boa localização e fácil deslocamento a diversos pontos e praias de Floripa, como o Slaviero Baía Norte Florianópolis, uma opção mais sofisticada. O Novotel Florianópolis é outra opção moderna e requintada, também no centro da cidade.

Para quem prefere hospedagem com economia e conforto, a Rede Andrade Cecomtur oferece ambos, junto com a boa localização no centro da cidade. E o Hotel Vila Mar fica a 1 minuto de caminhada da praia e dispõe de conforto e custo-benefício para seus hóspedes.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

Para uma hospedagem diferenciada em um espaço descolado e moderno, a Casa Quatro Oito é a sensação do momento e promete conforto com um toque de arte. Para quem quer requinte e em uma região com mais privacidade, busque opções em Jurerê, como o Fuso Concept Hotel que une requinte a muito conforto. Mais uma opção requintada em Jurerê Internacional, o IL Campanario Villaggio Resort é um clássico a dois minutos a pé da praia e combina conforto e luxo com uma vista privilegiada.

Outra região da cidade que merece uma busca especial para hospedagens é em Campeche, próximo a famosa ilha, com pousadas e hotéis para todos os estilos de viajantes. Assim como o Hotel São Sebastião da Praia, com chalés espaçosos e muito confortáveis.

Os que buscam flexibilidade e liberdade, unido a custo-benefício, podem procurar opções de aluguéis de apartamentos mais centrais ou em regiões específicas da cidade.

COMO CHEGAR

Florianópolis possui o aeroporto principal de Santa Catarina, o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, que recebe voos de diversas capitais e cidades do país, além de ter passado por uma reforma e modernização recente para acolher melhor os turistas.

Ao desembarcar, você pode optar por se deslocar por carro (taxi, app ou alugado) ou transporte público. Na cidade, também existe a opção de aluguel de bicicletas, para incentivar a prática de esportes e um trânsito mais sustentável.

A recomendação é sempre observar as distâncias dos principais pontos que irá visitar em Florianópolis e optar por um meio de transporte desde o início, sendo o aluguel de carro uma ótima opção que garante liberdade e flexibilidade para os turistas.

Crédito: Daniel Vianna/MTur

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

P12 Jurerê – Um espaço moderno, beira mar, com DJs e muita música boa: isso é a P12 Parador Internacional, um misto entre um sunset descolado com uma balada elegante. Localizada na famosa praia de Jurerê Internacional e com um lifestyle diferenciado, que gera um grande atrativo, a P12 possui eventos semanais e atrações para todos os estilos. Confira a agenda no site oficial, ou clique aqui.

Passeio de Escuna Pirata Ilha de Anhatomirim – Conheça a história de Florianópolis em um passeio que promete passar por fortalezas, almoço e observação de centenas de golfinhos, na Baía dos Golfinhos, uma Área de Proteção Ambiental. Veja construções feitas a partir de 1.740 pelos Portugueses na Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim.

Ponta dos Ganchos – Um resort exclusivo que conta com uma bela vista em uma ilha privativa e opções de lazer e descanso variadas, para todos os gostos. Desfrute de uma estrutura e atividades pensadas para o seu bem-estar localizada a poucos minutos (40) de Florianópolis, confira mais no site oficial (clique aqui)

Conheça outros destinos aqui.

Dia do Guia de Turismo.

DIA DO GUIA DE TURISMO

Descubra como os guias de turismo tornam cada viagem uma experiência única e