5 MAIORES FESTAS JUNINAS DE 2024

Junho chegou! É hora de aproveitar as melhores quermesses do país. Venha com a equipe da BeFly Travel conhecer as 5 maiores festas juninas de 2024!

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Junho chegou! É hora de aproveitar as melhores quermesses do país. Venha com a equipe da BeFly Travel conhecer as 5 maiores festas juninas de 2024!

As festas juninas são celebrações tradicionais e extremamente populares no Brasil, realizadas durante o mês de junho. Essas festas são repletas de alegria, música, dança, e uma atmosfera de confraternização que encanta pessoas de todas as idades.

Com raízes na cultura européia, especialmente nas festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, as festas juninas brasileiras misturam elementos religiosos, culturais e folclóricos, criando uma experiência única.

Um dos destaques das festas juninas é a decoração colorida e temática. Bandeirinhas, balões, e fogueiras enfeitam as ruas e praças, proporcionando um cenário encantador e festivo. 

As quadrilhas animam o público com seus passos coreografados e trajes caipiras, remetendo às tradições rurais e à vida no campo.

Além disso, as barracas de comidas típicas são um verdadeiro banquete, oferecendo delícias como pamonha, canjica, milho cozido, bolo de fubá, e quentão, entre outras delícias.

As festas juninas são, sem dúvida, um dos eventos mais esperados do ano, reunindo famílias e amigos para celebrar juntos. Dessa forma, também é uma oportunidade perfeita para mergulhar na rica cultura brasileira, apreciando suas tradições e costumes.

Agora, para quem quer aproveitar as maiores e mais animadas festas juninas do Brasil, a equipe da BeFly vai te contar um pouco sobre as 5 maiores festas juninas de 2024. Venha saber mais!

1. Campina Grande, Paraíba – Festas Juninas

Dança tradicional de praça durante as festas de São João e festas juninas em Bananeiras, Paraíba, Brasil.
Dança tradicional de praça durante as festas de São João e festas juninas em Bananeiras, Paraíba, Brasil.

Começamos com o São João 2024 de Campina Grande, que celebra os 160 anos da cidade com grandes novidades e uma programação repleta de atrações! A festa acontece de 29 de maio a 30 de junho. 

O evento, que ganhou o título de maior festa junina do país, agora conta com um Parque do Povo ampliado para quase 40 mil metros quadrados. Além disso, vai contar com shows de grandes artistas como Priscila Senna, Raphaela Santos e Durval Lelys. 

Desde seu início em 1983, a festa cresceu e se consolidou no calendário turístico brasileiro, atraindo multidões para dançar forró e celebrar as tradições juninas!

2. Caruaru, Pernambuco

Dando sequência, não poderíamos deixar de falar da belíssima Caruaru! Em 2024, esse tradicional São João será de 19 de abril a 29 de junho.

Vale destacar que a festa junina de Caruaru 2024 oferece uma programação distribuída por 27 polos de animação espalhados pela cidade, garantindo diversão para moradores e visitantes com uma variedade de atrações regionais e nacionais. 

Os turistas podem apreciar apresentações culturais no Pátio de Eventos, incluindo shows de forró, quadrilhas, repente, música instrumental e atividades infantis. Além disso, destaques da programação incluem performances de artistas como Silvinho Cavalcanti e Trio Dona Zefa, além de grupos de dança, bandas de pífanos, e espetáculos de mágica e poesia. 

Assim, essa celebração promete uma experiência autêntica e diversificada, exaltando as tradições juninas de Caruaru.

3. São Luís, Maranhão

Dança folclórica Bumba boi, no mês de junho, nas festas de São João, no Maranhão.
Dança folclórica Bumba boi, no mês de junho, nas festas de São João, no Maranhão.

O São João do Maranhão 2024 promete ser uma celebração grandiosa e prolongada, com festividades espalhadas por todo o mês de junho em São Luís e em cinco outros municípios: São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Timon e Cururupu.

O evento teve seu lançamento oficial no Ginásio do Ipem, com apresentações de artistas maranhenses e grupos da cultura popular. E vale destacar que a festa incluirá mais de 700 apresentações locais e o novo espaço Bumba Meu São João

Com grande investimento, a festa visa apoiar e promover diversas manifestações folclóricas, como bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá e quadrilhas, fortalecendo a cultura, a economia e o turismo do estado.

4. Mossoró, Rio Grande do Norte

O “Mossoró Cidade Junina” 2024, de 1 a 29 de junho, considerado o São João mais cultural do mundo, oferece uma ampla programação em diversos polos espalhados pelo Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho e no “Arraiá do Povo”, instalado no Parque de Exposições Armando Buá. 

A festa inclui apresentações de grandes artistas como Wesley Safadão e Flávio José, além de uma rica diversidade de eventos culturais, como quadrilhas juninas, recitais de poesia, shows musicais e espetáculos teatrais. 

Por fim, a celebração também conta com iniciativas de inclusão e segurança, promovendo a cultura popular e a alegria para moradores e visitantes.

5. Teresina, Piauí

A Cidade Junina 2024, a maior festa junina do Piauí, acontece na arena do Teresina Shopping e promete cinco dias de muita cultura, diversão e as melhores delícias gastronômicas – acontecendo entre 12 e 16 de junho!

Com entrada gratuita, o evento contará com shows de 20 bandas nacionais e regionais, feira de artesanato, parque de diversões, espaço kids, exposição de produtos e empresas, e um espaço gastronômico destacando a culinária piauiense

São esperadas mais de 100 mil pessoas no local, que ocupa 23 mil metros quadrados e inclui concursos de quadrilhas juninas, promovendo a rica cultura do estado!


Com tantas opções, fica até difícil escolher! Por isso, se prepare para vivenciar as melhores festas de São João! E fica o convite para conhecer outros destinos incríveis no blog da BeFly Travel.