🇧🇷 FERNANDO DE NORONHA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Fernando de Noronha. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Fernando de Noronha: atrações e opções de passeios;
  • Onde comer em Fernando de Noronha: os melhores bares e restaurantes da cidade;
  • Quando ir para Fernando de Noronha: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Fernando de Noronha;
  • Como chegar em Fernando de Noronha: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Fernando de Noronha.

 

Desembarcar em praias paradisíacas que surpreendem as expectativas dos viajantes é sinônimo de chegar em Fernando de Noronha. A ilha, conhecida por belezas naturais de tirar o fôlego e um agito sem igual, é destino dos sonhos quando falamos em aproveitar o sol e a natureza.

Deixe-se encantar por um dos destinos que mais atrai turistas – brasileiros ou não – e que tem fama de possuir um lifestyle único.

Com certeza há o que fazer no arquipélago que possui 21 ilhas, acompanhadas de ilhotas e rochedos que formam um belo plano de fundo para relaxar e fotografar. O destino atrai dos apaixonados por belezas naturais e biodiversidade, os que gostam de relaxar ao som da natureza, aos que adoram se aventurar em algum esporte.

Premiada diversas vezes, a Baía do Sancho – a queridinha de Fernando de Noronha – é a praia mais bonita. Observe a faixa de areia dourada, com a água cristalina e as falésias ao fundo e se imagine em um pedaço de paraíso. Para completar, vale fazer um mergulho de snorkel, ou cilindro, e observar a vida marinha. Se preferir um passeio de barco acompanhado de golfinhos, também está no lugar certo.

Conhecer mais da natureza local é possível com o belíssimo trabalho do Projeto Tamar que, há mais de 20 anos, organiza palestras diárias no período noturno. Cada edição possui um tema específico que envolve a vida das tartarugas marinhas, poluição dos oceanos e muito mais.

Para quem é apaixonado por surfar, também pode ter certeza estar no lugar certo. Os melhores picos de surf são as praias da Cacimba do Padre, Quixaba, Boldró e Bode. Sendo que a praia do Boldró é a que possui as maiores ondas, podendo chegar a 10 pés. Garanta boas ondas com um relógio de tábua de maré ou conversando com os nativos da ilha.

A Enseada dos Tubarões é o local perfeito para observar os animais que, mesmo durante a maré baixa, pode-se dar a sorte de encontrá-los por lá. Localizada atrás da Capela São Pedro dos pescadores, que é ideal para ver um belo pôr do sol.

Crédito: Bruno Lima – MTUR

A vida noturna em Fernando de Noronha também conquista os visitantes que passeiam pela ilha, com diversas opções de bares e restaurantes, o mais badalado fica por conta do Bar do Cachorro que possui um forró imperdível, que geralmente acontece às segundas, quartas e sextas à noite. Aos domingos, apareça no mesmo local para conferir – e dançar – um belo samba.

ONDE COMER

Um dos beach lounges mais queridinhos pelos visitantes de Fernando de Noronha é o Bar do Meio, localizado na Praia do Meio. Por lá, você encontra ceviche, petiscos, cerveja gelada e tudo o que você precisa para curtir a praia em um espaço agradável.

O restaurante, Mesa da Ana serve tudo o que tem de mais fresco no dia, com menu surpresa, e é um sucesso entre os locais – já que recebe o nome carinhoso pela chef Ana Jabur que antes servia seus deliciosos pratos em uma mesa na varanda – a recomendação é reservar uma mesa, já que o espaço recebe poucas pessoas por dia.

Crédito: Bruno Lima – MTUR

A união do simples com o sofisticado faz do Cacimba Bistrô único. Com um menu variado, drinks autorais e um ambiente rústico, é o espaço perfeito para um momento especial. O Cigana do Cajueiro funciona como uma espécie de gastrobar e galeria e busca trazer mais modernidade para sua noite.

Queridinho entre os locais e turistas, o Restaurante Mergulhão tem um ambiente agradável, ideal para desfrutar de um belo pôr do sol, e combina petiscos com um cardápio bem completo e sofisticado.

Para finalizar sua tarde de uma maneira bem refrescante, nada melhor do que um sorvete, aproveite para passar na Gelateria Paradiso, super tradicional na ilha.

QUANDO IR

Por estar localizado na região mais quente do país, Fernando de Noronha recebe visitantes o ano inteiro. No entanto, o arquipélago possui dois períodos marcantes – o de seca (agosto a fevereiro) e o de predominância de chuvas (março a julho).

Além disso, a alta temporada em Noronha vai nos meses de férias – dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Nesse período, é possível cruzar com diversas celebridades que escolhem a ilha para tirar uns dias de descanso. No Réveillon, a ilha conta com festas incríveis e possibilidade de lotação do destino, que permite cerca de 500 visitantes por dia.

Programe sua ida à Fernando de Noronha considerando a Taxa de Preservação Ambiental exigida pelo governo de Pernambuco. Os valores são contabilizados por dia por pessoa e devem ser acertados antes de chegar, caso opte por prolongar a viagem estando no destino o período de permanência deve ser renovado, consulte mais informações aqui.

ONDE FICAR

A Vila dos Remédios é o centro urbano principal de Fernando de Noronha, por lá você encontra tudo o que precisa – das pousadas à farmácia e à agência bancária. Além dela, há também a Vila Floresta Nova e a Floresta Velha – ideal para quem deseja economizar na viagem -, e a Vila do Trinta, próxima ao porto.

A ilha é conhecida pelas pousadas belíssimas que hospedam diversas celebridades e possuem tudo pensado para você se sentir no paraíso. Começando pela Pousada do Zé Maria, em boa localização e com uma vista privilegiada, o espaço conta com tudo o que você precisa para desfrutar de uma hospedagem excelente e sofisticada.

A Pousada Morena é uma das mais luxuosas da ilha e fica localizada próximo à Vila dos Remédios, possui uma infraestrutura completa e confortável, com restaurante aberto ao público. Uma das mais disputadas para hospedagem na ilha paradisíaca é a famosa Pousada Maravilha, que fica próxima à praia do Sueste e dispõe de diversas comodidades para tornar sua estada mais completa e luxuosa.

Crédito: Bruno Lima – MTUR

Próxima a Praia do Meio está a Pousada Maria Bonita, conhecida por hospedar celebridades durante as festas de final de ano, é charmosa e elegante, repleta de muito conforto e uma estrutura completa.

Além dessas opções, há também os hotéis que prezam pelo custo-benefício e levam em consideração todos os outros investimentos para sua estada em Fernando de Noronha. Como o Martinelli Residence, que fica próximo à Praia do Meio, em localização privilegiada, e dispõe de muito conforto.

A Pousada Lenda das Águas também traz a união de custo-benefício com as comodidades necessárias para uma ótima hospedagem. Além disso, se preferir opções mais centrais e que podem auxiliar em economias e liberdade durante a visita à ilha, a opção de aluguel de apartamentos pode ser uma ótima escolha.

Leve em consideração que o ideal é ficar em Fernando de Noronha uma semana – ou mais. Os viajantes que preferem economizar ficando poucos dias no destino, podem sair chateados por não conseguirem explorar toda a ilha, por isso comece o planejamento para 7 dias.

COMO CHEGAR

Os voos diretos para Fernando de Noronha que partem do estado de Pernambuco saem de Recife e Natal, mas se você sair de outras cidades do país é possível conseguir um voo com escalas nessas duas cidades. Se o seu voo sair do estado de São Paulo, é possível encontrar opções diretas ao Aeroporto de Fernando de Noronha saindo de Campinas (Aeroporto de Viracopos).

Fique de olho na janela do avião para se deparar com uma bela paisagem e, se optar pelos assentos do lado esquerdo, poderá ver a Baía do Sancho – praia mais bonita de Noronha – e o Morro Dois Irmãos.

Ao desembarcar na ilha paradisíaca, você pode optar por se descolar de transporte público, que fica por conta dos ônibus e apenas uma linha se desloca por toda a ilha, ou alugar um veículo particular, como buggy e motocicletas, que permitem maior liberdade para se explorar o lugar.

Além disso, a opção de pedir um táxi também está disponível para quem prefere alternar o meio de transporte ao longo da viagem. Vale lembrar também que Fernando de Noronha tem seu próprio fuso horário, a recomendação é deixar o celular no modo automático para você não precisar ajustá-lo.

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

  • Almoçar na Pousada Maravilha: O Restaurante Maravilha possui o melhor da cozinha contemporânea com tempero regional, tudo em um ambiente agradável e com uma bela vista. É aberto ao público para almoço e jantar, confira mais informações no site oficial.

  • Mergulho com cilindro: no melhor destino para este tipo de atividade, a promessa é se surpreender com a vida marinha muito próxima. Para isso, visite o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (que possui uma taxa para entrada) e confira as opções de passeios disponíveis para vivenciar essa aventura. Confira mais informações clicando aqui.

  • Ver o nascer do sol: a programação especial acontece a bordo de uma canoa havaiana e o espetáculo é no meio do mar. O Noronha Canoe Clube organiza todo o evento que certamente será o ponto alto da viagem – aproveite para explorar as opções de passeios que eles oferecem.