🇧🇷 CURITIBA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

A cidade oferece atrações para todos os estilos de viajantes de todas as idades, prometendo contato com a natureza e áreas verdes, além de passeios pelo centro. Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Curitiba. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

  • O que fazer em Curitiba: atrações e opções de passeios;
  • Onde comer em Curitiba: os melhores bares e restaurantes da cidade;
  • Quando ir para Curitiba: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem para Curitiba;
  • Como chegar em Curitiba: informações e deslocamentos;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas de Curitiba.

Programe sua viagem para Curitiba e se encante com o planejamento urbano, gastronomia e variedade de atrações. Confira todos os detalhes para deixar sua viagem ainda mais especial, neste guia. 

O QUE FAZER EM CURITIBA

Curitiba - Mon

Atrações de sobra e programação lotada é o que oferece Curitiba. Comece o passeio em um city tour básico, feito de ônibus e que cobre a grande maioria dos pontos turísticos da cidade. A Linha Turismo é responsável pelo tour e uma ótima opção para quem deseja conhecer o todo, antes de explorar os detalhes. 

A ida para Curitiba merece uma visita especial no querido Jardim Botânico, local ideal para quem gosta do contato com a natureza e para quem curte atividades ao ar livre. Aproveite e caminhe sem pressa nos mais de 278 mil metros quadrados de jardim. O espaço abriga atrações para todos os gostos e idades, desde um passeio agradável em família até um programa em casa. Além disso, para quem prefere observar a natureza, com certeza vai se encantar com a fauna e flora do local. A entrada é gratuita e o local está aberto todos os dias, assim você pode encaixar na sua programação tranquilamente. 

Outro ícone da cidade é o Palácio de Cristal, localizado dentro do Jardim Botânico e que também pode ser visitado. O fundo ideal para suas fotos de viagem. E se você gosta de museus, o Museu Botânico Municipal, também fica localizado no Jardim Botânico, é um ótimo lugar para conhecer mais da flora nacional. 

Falando em museus, Curitiba possui um dos mais autênticos e conhecidos museus do Brasil. O MON – Museu Oscar Niemeyer foi carinhosamente apelidado de “Museu do Olho” pelos locais, por causa do seu formato e é uma parada obrigatória para os que adoram arte e cultura. Em seu entorno, acontecem exposições para fomentar ainda mais a arte na cidade, além de possuir um jardim lindo e extenso. Conheça mais no site oficial ou clique aqui

Mergulhando ainda mais de cabeça na cultura local, você pode fazer uma visita especial ao Mercado Municipal de Curitiba, o maior e mais tradicional da cidade. Aproveite para descobrir os sabores das comidas nas lojas e provar na hora ou levar para degustar mais tarde. 

Agora se a sua pegada são as compras, que tal uma ida até o Shopping Pátio Batel? O shopping mais luxuoso de Curitiba possui arquitetura requintada e fica no famoso bairro Batel. Outro bairro que merece um tour especial, especialmente para quem adora a cultura italiana, é o Santa Felicidade. Lá você encontra opções gastronômicas principalmente com as famosas cantinas tradicionais, além de um comércio aquecido, regado a muita cultura e lazer. Aproveite a ida e visite o Bosque Italiano, o qual abriga o Memorial de Imigração Italiana. 

Por fim, se está planejando uma viagem para admirar a beleza verde da cidade, não deixe de conferir locais como o Parque Barigui e o Parque Tanguá, ambos possuem uma vista linda do pôr do sol. Aproveite!

 

ONDE COMER EM CURITIBA

Curitiba possui ótimas opções gastronômicas, desde as mais locais às referências internacionais que são, também, pontos turísticos. Um exemplo é o famoso Hard Rock Café, conhecido nos Estados Unidos e que tem sua maior unidade do Brasil em Curitiba. A ida é uma experiência única e vibrante aos fãs de rock. Localizado no bairro do Batel, vale conferir os sabores e drinks do cardápio variado, conheça mais clicando aqui

Mas se preferir fazer uma parada em um espaço compartilhado que reúne diversas especialidades gastronômicas para todos os gostos, seu lugar é a Mercadoteca. Parada essencial para quem viaja em grupo e não quer perder tempo decidindo o que comer. 

Já para os amantes da gastronomia italiana, ali em Santa Felicidade, o Madalosso é um dos mais tradicionais restaurantes da cidade. Além de ser muito querido entre os locais, também se tornou um ponto turístico para os visitantes da cidade. Saboreie pratos verdadeiramente italiano e curta a arquitetura do local.

Ainda na vibe da gastronomia italiana, mas com mais requinte, uma opção é o Barolo Trattoria. Seu menu variado oferece opções de massas que podem ser combinadas com diferentes molhos. Nossa sugestão é optar pelos pratos para duas pessoas, já que as porções são bastante generosas. 

Já o Downtown Pub Garden é para quem deseja curtir a noite em um estilo diferenciado. O ambiente reúne elementos rústicos e contemporâneos, gastronomia e drinks autorais e entretenimento com música ao vivo alguns dias da semana. 

QUANDO IR PARA CURITIBA

Você pode visitar Curitiba o ano todo e a melhor época deve ser definida de acordo com seus interesses e temperaturas que mais gosta. Por ser uma cidade que faz bastante frio, os meses de outono-inverno, especialmente junho e julho, são mais gelados do que em outras regiões do país. 

Se prefere as atrações turísticas e passeios que não estejam atrelados à temperatura mais fria, os outros meses do ano são ideais para a sua viagem a Curitiba. Os ideais e mais recomendados são abril e setembro. 

 

Curitiba 01

 

ONDE FICAR EM CURITIBA

Escolher sua hospedagem em Curitiba envolve pensar nos pontos turísticos e bairros que mais quer focar durante a viagem. Fque tranquilo que a cidade oferece uma grande variedade de hotéis e outras opções em todos os bairros. 

Se optar por ficar no bairro Batel, o Nomaa Hotel é uma escolha única e requintada. Moderno, bem localizado e com tudo o que você precisa para ter uma ótima experiência na cidade, a hospedagem ainda conta com o elegante Restaurante Nomade. Mas se sua opção for unir localização privilegiada ao custo-benefício, o Slaviero Curitiba Batel dispõe de todas as comodidades necessárias para seu conforto, bem como os outros hotéis da rede Slaviero Curitiba. 

Ao se hospedar no centro de Curitiba, você encontra muitas facilidades para turistar pela cidade. Por lá, também há diversas opções de hospedagem, como Hotel San Juan Johnscher, em um edifício tradicional totalmente reformado e decorado com elementos clássicos. 

Já o Hotel Nikko é outra opção mais central e que privilegia o custo-benefício, para quem deseja hospedagens mais econômicas e agradáveis. 

Além disso, a cidade também dispõe da opção de aluguel de apartamentos, é só escolher a melhor opção para sua viagem e a localização. 

 

COMO CHEGAR 

A capital do Paraná possui um aeroporto internacional de fácil acesso, que recebe voos diários de diversas cidades, especialmente São Paulo. O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena fica localizado na cidade de São José dos Pinhais. 

Além disso, para quem deseja ir de carro saindo do estado de São Paulo, a viagem leva cerca de 6h, pela BR-116 também conhecida como Rodovia Régis Bittencourt. 

 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

Vinícola Araucária – Em São José dos Pinhais (cerca de 42 km de Curitiba), está vinícola recebe visitas para imersão no processo de elaboração do vinho, com a possibilidade de degustação. É necessário agendamento prévio, confira todas as informações aqui

Morretes – Um passeio inesquecível de trem, passando por dentro da Serra do Mar, com direito a paisagens inesquecíveis. Ao chegar em Morretes (cidade a 110 km de Curitiba, pela ferrovia), aproveite para saborear um delicioso barreado, comida típica local. Um passeio para toda a família! 

Colonia Witmarsun – Este é um pedacinho da Alemanha que está perto de Curitiba (cerca de 60 km), com arquitetura, gastronomia e costumes fortes, a região conquista os moradores da capital e turistas. Visite a Fazenda Canela e o Museu de História Witmarsum, além de saborear as comidas típicas alemãs nos restaurantes locais. 

Ilha do Mel – Que tal uma visita às praias do litoral? A Ilha do Mel é uma área de preservação ambiental, com uma grande extensão de praias, localizada a cerca de 120 km de Curitiba. A parte da ilha que possibilita visitantes possui um Parque Estadual para aumentar a conexão com a natureza, não deixe de conferir!