🇨🇴 COLÔMBIA – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

O país que faz fronteira com a região norte do Brasil vive um de seus melhores momentos. A Colômbia possui clima equatorial, com o presente do mar do Caribe e uma rica cultura que vai do café ao Carnaval. Planejar uma viagem para Colômbia é mergulhar fundo na história da América Latina e se surpreender com os detalhes do país vizinho.  

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Colômbia. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer na Colômbia: atrações e opções de passeios nas principais cidades

 

BOGOTÁ

A capital da Colômbia guarda um ar de interior que refresca os locais e turistas. Cercada por montanhas, Bogotá fica em quinto lugar na lista das cidades mais populosas da América Latina com pouco mais de 6 milhões de habitantes. Cidade que abriga construções características, pontos turísticos especiais e um centro histórico colorido ao caminhar em direção ao bairro La Candelaria

 

Ao falarmos da história de Bogotá, na Praça Bolívar foi onde aconteceu a independência do país e é o local que marca o centro da cidade – a partir dela que as ruas foram numeradas, facilitando a locomoção por lá – além de que pode ser possível encontrar lhamas pela praça. A cidade também guarda diversos museus e centros culturais, como o Centro Cultural Gabriel García Márquez que reúne diversas formas de arte, além de sua construção característica. 

Outros dois museus interessantes para uma parada durante sua visita à Bogotá são: o Museu do Ouro, com vários artigos feitos de ouro pelo antigo povo colombiano, realmente uma atração que chama os turistas e o Museu Botero, com obras de Fernando Botero, artista figurativista colombiano – o local ainda conta com um jardim charmoso. 

📸 Pátio do Museu Centro Cultura Gabriel García Marquez - Bogotá - Colômbia
📸 Centro Cultura Gabriel García Marquez – Bogotá – Colômbia

Uma das principais atrações da capital colombiana também reserva uma vista privilegiada da cidade, o Cerro Monserrate. O local é uma das montanhas que cerca Bogotá e há três formas para chegar ao alto: teleférico, funicular ou com uma caminhada em trilha. E diante de todas as opções que a cidade guarda, também é possível encontrar guias turísticos que poderão auxiliar a entender a cultura e história do local! 

 

CARTAGENA 

Parece cenário de filme: mar cristalino e prédios coloniais coloridos na mesma cidade. Cartagena das Índias promete encantar a todos os turistas com seu litoral caribenho, além de ser cercada por muralhas que guardam sua Cidade Antiga. É um local que promete variadas atrações e que certamente deixará um gostinho de “quero mais” após a sua viagem para a Colômbia. 

📸
📸

Comece turistando pelo Centro Histórico, conhecido pela cidade amuralhada, que é o coração de Cartagena. Lá já foi espaço de diversos acontecimentos históricos e ainda é possível caminhar por cerca de 11 quilômetros do muro bem conservado, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Passeie por um final de tarde observando as cores vibrantes das construções da cidade antiga. 

Em contraste com o lado vintage da cidade, o bairro mais moderno de Cartagena, Bocagrande, possui praias movimentadas e calçadões arborizados com palmeiras, como um pedaço do paraíso. Aproveite para curtir um pouco das águas mornas das praias urbanas: Playa de Bocagrande, na Playa de Castillo Grande e na Playa El Laguito. Se deseja uma praia com ar caribenho, pegue um transfer (de carro ou barco) até as Islas del Rosário e aproveite a belíssima vista. 

📸 Torre do Relógio
📸Torre do Relógio

Para além das praias, Cartagena reserva paradas para mergulhar em sua história, como o Castelo de San Felipe de Barajas, considerada a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo. E para vivenciar a passagem entre os dois tipos de cidades (a Antiga e a moderna), passe pela Torre do Relógio, um dos pontos importantes e que fica mais especial à noite, com uma iluminação especial. 

 

Onde comer nas principais cidades da Colômbia: as melhores opções gastronômicas

Viajar para a Colômbia é sinônimo de experimentar iguarias de sua culinária típica, além de observar paisagens e cultura das cidades. Um pastel famoso no país vizinho e bastante diferente dos tradicionais brasileiros, Arepa Colombiana lembra tortilha e pode ser consumida a qualquer momento do dia e ser recheada a gosto. E um acompanhamento tradicional é o Ají, que lembra o “vinagrete”, mas com ingredientes tradicionais colombianos – ou seja, pode estar picante. 

📸 Arepas colombianas
📸 Arepas colombianas

Em Bogotá, você irá se deparar com restaurantes requintados no bairro Chapinero, a dica é dar um tour entre as calles (ruas, em espanhol) 69 e 70. Se deseja experimentar comida tradicional colombiana, o restaurante La Puerta Falsa tem menu variado para se deliciar. 

Já um dos restaurantes mais queridinhos da capital é o Andres Carne de Res, com ambiente diferenciado, música ao vivo e o sabor tradicional. Uma opção mais central e que irá surpreender o paladar é Dos Gatos Y Simone, descolado e com menu diversificado. 

📸 Bandeja paisa, prato típico da região de Antioqueña, na Colômbia. Consiste em chicharrón (barriga de porco frita), pudim preto, salsicha, arepa, feijão, banana frita, ovo de abacate e arroz
📸 Bandeja paisa, prato típico da região de Antioqueña, na Colômbia. Consiste em chicharrón (barriga de porco frita), pudim preto, salsicha, arepa, feijão, banana frita, ovo de abacate e arroz

No litoral caribenho, é possível encontrar mais pratos com frutos do mar. Cartagena possui uma grande variedade de restaurantes com pratos típicos como a “cazuela de mariscos”, parecida com a “moqueca” brasileira. A maioria dos restaurantes estão localizados na Cidade Amuralhada, onde ruas e praças recebem bastante movimento à noite. 

Um restaurante luxuoso, parte do Hotel Casa San Augustin, o Alma é uma mistura da culinária tradicional caribenha com a cozinha contemporânea, surpresas ao paladar. Um clássico que merece uma parada para observar a vista é o Café del Mar, um bar com cardápio variado. 

E para elevar o nível da viagem à Cartagena ainda mais, vá ao El Arsenal: The Rum Box, um bar e restaurante que merece uma parada especial, com cardápio de drinks e comidas colombianas bastante variado. 

Quando ir para Colômbia: as melhores épocas para visitar

As temperaturas nas cidades da Colômbia tendem a variar de uma para outra, já que Bogotá fica localizada em meio às montanhas e Cartagena ao litoral. No entanto, o clima não sofre muitas variações ao longo do ano, por isso ao escolher quando realizar sua viagem para a Colômbia, tenha em mente evitar o período de chuvas. Por isso, vá entre dezembro e abril. Mas, lembre-se sempre de garantir roupas de frio, especialmente se incluir Bogotá e outras cidades montanhosas na lista. 

A documentação para entrar na Colômbia é o passaporte vigente ou o RG (carteira de identidade) em bom estado de conservação, por se tratar de um país do Mercosul. Também é necessário a comprovação da vacina da febre amarela para entrada no país. 

 

Onde ficar nas principais cidades da Colômbia: opções de hospedagem para sua viagem 

É possível encontrar muitas opções de hospedagem nas duas principais cidades da Colômbia, divididas entre hotéis mais requintados e os que prezam pelo custo-benefício, além da possibilidade de aluguel de apartamentos mais centrais.

📸 Hilton Bogota
📸 Hilton Bogota

Para sua hospedagem em Bogotá, você pode encontrar opções mais luxuosas, como o Hilton Bogotá (cerca de 16km de distância do aeroporto). O hotel conta com infraestrutura completa e comodidades que completam a experiência, além de uma localização próxima de restaurantes e entretenimentos elegantes da cidade. Outra opção é o Tequendama Suites by DOT Premium (cerca de 15km de distância do aeroporto) está apenas 2km de distância da Praça Bolívar, a principal e mais central da cidade e conta com vista para a cidade e muito conforto. 

Já se deseja hotéis com melhor custo-benefício, o hotel Movich Buró 26 (menos de 1km de distância do aeroporto) é confortável e dispõe do essencial para você desfrutar em sua viagem à Bogotá. Outra opção que preza pelo custo-benefício na hospedagem é o Ibis Bogota Museo (cerca de 14km de distância do aeroporto), com decoração moderna e muito confortável. 

📸 Ibis Bogota Museo
📸 Ibis Bogota Museo

Para a hospedagem em Cartagena das Indias, o hotel mais elegante do litoral é o Hotel Casa San Agustin (cerca de 7km de distância do aeroporto), nas dependências de uma casa colonial, com infraestrutura completa e diversas comodidades e tecnologias para completar sua hospedagem. Outra opção requintada e próxima a Playa de Marbella é o Cartagena Legends (cerca de 6km de distância do aeroporto), próximo ao Museu do Ouro de Cartagena, hotel confortável em ambiente aconchegante. 

Se o custo-benefício é importante para sua viagem, não deixe de conferir o hotel boutique Las Carretas (cerca de 7km de distância do aeroporto), com conforto e o essencial para sua hospedagem. Outra opção é o Ibis Cartagena Marbella (cerca de 3km de distância do aeroporto), com o necessário para você aproveitar os dias de viagem. 

Como chegar na Colômbia: informações e deslocamentos das principais cidades

O Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá, recebe voos do Brasil com destino final à cidade e, também, é a porta de conexões para outros destinos na Colômbia – como Cartagena, por exemplo. O aeroporto da cidade no litoral é o Aeroporto Internacional Rafael Núñez e está previsto para começar a receber, em breve, voos diretos partindo de São Paulo. 

Ao desembarcar no seu destino final, você pode utilizar meios de locomoção como carro (aplicativo, táxi ou alugado) ou transporte público (ônibus). 

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas da Colômbia

  • Medellín: A segunda maior cidade colombiana, também localizada no meio de montanhas e conhecida por ser uma “eterna primavera”, reserva muita história e pontos turísticos especiais. A cidade abriga museus como o Museu Casa de La Memoria e parques como Jardim Botânico Joaquim Antonio Uribe e a Plaza Botero. Cerca de 400 km de distância de Bogotá, Medellín merece um dia para ser explorada com calma.
📸 Medellín - Colômbia - Crédito: Alexander Canas Arango
📸 Medellín – Colômbia – Crédito: Alexander Canas Arango
  • Parque Tayrona: Localizado na cidade de Santa Marta, a cerca de 230 km de distância de Cartagena, é o lugar ideal para se conectar com a natureza de diversas maneiras, seja pela vegetação que circunda o parque e pelas praias com o Mar do Caribe. Certamente uma das paisagens naturais mais belas da Colômbia e que merece um bate e volta de Cartagena, ou uma parada especial na cidade em que está localizado. 
📸 Parque Nacional Tayrona na Colômbia
📸 Parque Nacional Tayrona na Colômbia

Já planejando as próximas férias? Confira outros destinos em nossos guias de viagem por aqui.