🇨🇱 CHILE – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Um país que encanta os amantes da neve e os apaixonados por boa gastronomia, o Chile é o destino escolhido por muitos brasileiros por ser nosso vizinho e local repleto de cultura, agito e modernidade. 

  • O que fazer no Chile: pontos turísticos de Santiago e outros destinos;
  • Onde comer em Santiago: conheça a gastronomia do país;
  • Quando ir para o Chile: as melhores épocas para visitar;
  • Onde ficar: opções de hospedagem para sua viagem a Santiago/Chile;
  • Como chegar no Chile: informações, deslocamentos e documentação;
  • Para marcar na agenda: atrações secretas do Chile.

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para o Chile. Pacotes, hotéis, atrações, passeios, gastronomia, documentação e mais.

O QUE FAZER 

SANTIAGO 

A capital e maior cidade do Chile fica no meio de um vale de neve, os Andes. Repleta de atrações para todos os gostos, Santiago é um misto de história, natureza e gastronomia. Conhecê-la é se encantar com a vida da cidade grande, mas também com um toque de charme e, claro, com a paisagem das montanhas sempre ao fundo. 

Palacio de la Moneda in Santiago, Chile
Palacio de la Moneda in Santiago, Chile.

O seu tour por Santiago pode começar pelo Palácio de La Moneda,  a sede da presidência e um dos pontos turísticos mais marcantes da cidade – não deixe de fazer uma foto em frente ao prédio. Para entrar mais fundo na cultura local, vale uma passada no Mercado Central, principalmente se você gosta de experimentar frutos do mar e o famoso prato chileno, “centolla” – um caranguejo gigante. 

Mas se você prefere um passeio ao ar livre, vá até o Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais altos de Santiago onde é possível observar toda a cidade e também os Andes. A subida até lá pode ser feita no funicular ou no teleférico, o que torna o passeio ainda mais interessante. O ponto de partida é o Parque Metropolitano, espaço ideal para piqueniques e caminhadas e também onde se encontra o Zoológico da cidade. 

E por falar em observar a cidade do alto, outro lugar apropriado para isso é o Sky Costanera, localizado no shopping Costanera Mall, um dos maiores da cidade, com opções de lojas e entretenimento. O observatório possibilita uma vista 360º, para você se encantar com a grandeza da capital. 

Museu Nacional de Belas Artes, Chile
Museu Nacional de Belas Artes, Chile

Para quem gosta de explorar museus, uma parada obrigatória é o Museu Nacional de Belas Artes, um patrimônio cultural do Chile. Ele está localizado dentro do Parque Florestal, local perfeito para uma caminhada durante o dia, e que recebe visitas gratuitas. Aproveite para conferir o acervo e exposições temporárias que passam por lá – confira a programação previamente no site oficial. 

E como o país é muito conhecido pelos seus queridos vinhos, garanta uma visita a uma vinícola em um dos dias da viagem. A Concha Y Toro é famosa e muito querida pelos chilenos e turistas e oferece uma visita guiada, com direito a degustação. Recomendamos que cheguem ao local por transportes públicos ou carro (táxi ou aplicativo), para aproveitar e saborear a visitação. Confira mais informações

Por fim, aproveite para visitar o conhecido Valle Nevado (cerca de 65 km de Santiago). Em uma experiência inesquecível, você se depara com a Cordilheira dos Andes coberta de neve e pode experimentar esportes de inverno, como ski e snowboard. O acesso ao Valle é gratuito, porém recomendamos que vá com guias e transportes locais para chegar até lá de maneira segura, especialmente nas temporadas de inverno. 

 

OUTROS DESTINOS

Complete sua visita a Santiago, com um pulo na costa chilena, conhecendo as cidades de Viña del Mar e Valparaíso, que estão a cerca de 120 km da capital. Ambas possuem belas praias, junto com um ar moderno e charmoso. As cidades são muito próximas, mas com diferentes características, o que encanta ainda mais os turistas – uma é repleta de arte e cores, enquanto a outra tem colinas e um porto charmoso. Recomendamos cerca de 3 dias para o passeio completo.

Um dos desertos mais famosos e secos do mundo fica localizado no Chile, o Deserto de Atacama tem paisagens belíssimas, que vão muito além das imagens tradicionais de desertos que temos em mente. As dunas de areia são parte de um espetáculo, junto com lagos, formações rochosas, vida selvagem e muito mais. Quando visitá-lo, lembre-se de olhar o céu – inesquecível. O Atacama tem particularidades únicas que só acontecem por lá e merecem uma atenção especial. San Pedro de Atacama é a cidade mais conhecida da região e merece uma visita especial. Além disso, a famosa escultura La Mano del Desierto (Mão do Deserto, em português), fica em Antofagasta (cerca de 300 km de San Pedro de Atacama) e é um ótimo ponto para tirar fotos, por ser um ponto turístico movimentado.

E se a natureza chilena te encanta, visite também a Patagônia, um destino que promete uma experiência muito próxima da natureza. É possível conhecer lagos de água cristalina, observar as montanhas e vida animal existente, além de poder praticar esportes como o ski.

Viajante aventura se apaixonar por Outono em Fitz Roy, Patagônia, El Chalten - Argentina
Outono em Fitz Roy, Patagônia, El Chalten – Argentina.

ONDE COMER 

Santiago é repleta de variedades gastronômicas de alto padrão, um lugar onde se come realmente bem. A diversidade de restaurantes é a prova disso. 

Começando por um restaurante querido por muitos turistas brasileiros, o Mestizo é requinte puro – do ambiente ao sabor. Com menu variado, o local oferece uma diversidade de frutos do mar e até carnes, é perfeito para uma refeição especial durante a viagem. 

Se você prefere os mais temáticos, o Ocean Pacific’s é o lugar. O restaurante tem formato e decoração ligados à vida marinha, dos animais a barcos e submarinos. Por lá, você degusta frutos do mar enquanto se diverte com o ambiente especial. 

Para degustar e harmonizar vinhos chinelos, o lugar é o restaurante Bocanariz, que combina os vinhos da casa com pratos. Uma experiência única para quem gosta de desafiar o paladar com vinhos e uma culinária criativa e contemporânea. 

Não deixe de degustar um tradicional pisco em diversas formas e pratos. Para isso, o local ideal é o restaurante Chipre Libre, com menu variado e que mistura sabores agridoces, a casa combina a bebida em drinks e pratos. Leve seu paladar a um novo nível! 

Um restaurante queridinho dos brasileiros turistas é o Como Agua para Chocolate, um charme que conta com cardápio variado e música ao vivo, além de um sabor único. 

 

QUANDO IR 

Os melhores meses para visitar Santiago é no inverno, de julho a setembro, que garante as estações de ski abertas, aproveitando para dar um pulinho no Valle Nevado. 

Já a Patagônia, ao contrário de Santiago e Valle Nevado, o melhor período para visitar a região é no verão, nos meses de outubro a abril

Além disso, para entrar no país, é necessário somente o passaporte válido. Para os países do Mercosul, apenas o RG válido também serve como entrada no país. 

Programe sua viagem com antecedência e garanta a moeda local, o peso chileno, em casas de câmbio antes da viagem. Se precisar, a cidade de Santiago conta com infraestrutura para trocar a moeda. 

 

ONDE FICAR 

Em Santiago não faltam atrações e cada bairro tem suas características marcantes. Para quem escolhe se hospedar em Lastarria, ao lado do Centro, pode encontrar lojas variadas, centros culturais e pontos turísticos. O hotel Cumbres Lastarria fica no coração de Santiago e conta com uma localização privilegiada e todas as comodidades necessárias para seu conforto. 

Outra opção também nesse bairro é o Hotel Luciano K, moderno e com decoração curada. Ele ocupa um edifício histórico que foi completamente reformulado, o que traz um charme a mais para o local. 

Praça das Armas em Santiago do Chile.

Se desejar se hospedar em um centro boêmio, escolha hotéis em Bellavista. O bairro conta com uma localização privilegiada próximo ao Centro e Lastarria e com a vida noturna agitada. O Tinto Boutique Hotel oferece tudo para sua estada ser ainda mais agradável, em quartos mais estreitos, porém muito confortáveis. 

A hospedagem em Las Condes significa modernidade e fácil conexão entre os outros bairros da cidade. O W Santiago é um hotel luxuoso e autêntico, ideal para quem busca uma experiência diferenciada e completa em um só lugar. 

Para quem vai ao Deserto de Atacama, o Casa Atacama by Noi Hotels, em San Pedro de Atacama, é um hotel sustentável e requintado, que oferece um descanso confortável unido às belezas naturais do lugar. Já para unir custo-benefício, o Hotel Quinta Estación, em Caldera, região no Atacama, é ideal e com as comodidades necessárias para seu conforto. 

 

COMO CHEGAR 

Chegar em Santiago é a maneira mais prática de pisar no território chileno, o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez é o principal do Chile e recebe voos das principais capitais e cidades do Brasil. 

Ao desembarcar, você pode optar por se deslocar de transportes públicos ou carro (táxi, aplicativo ou alugado) para chegar até seu hotel. 

Se sua viagem para o Chile é até outros destinos, como o Deserto do Atacama, o mais recomendado é fazer uma conexão interna dentro do país. Procure um voo para Santiago e, de lá, um voo para a cidade de Calama, localizada no deserto, perto de San Pedro de Atacama. 

Parque Nacional Torres Del Paine, Patagônia, Chile.

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU)

  • Vik Chile – O hotel mais luxuoso do Chile promete uma experiência completa, especialmente para os apreciadores de vinho. Localizado no meio das montanhas do vale de Colchagua (cerca de 160 km de distância de Santiago), ganha destaque pelas vistas panorâmicas 360º que abrangem os vinhedos, a impressionante Adega VIK e a natureza circundante.
  • Cajón del Maipo – Um cânion em plena Cordilheira dos Andes que tem conquistado o coração dos turistas que passam por lá, e é cortado pela bacia do Maipo, um importante rio. Com cerca de 100 km de distância da capital, o Embalse El Yeso, atração mais famosa e visitada da região, possui muita beleza natural para ser contemplada e a região pode ser explorada com auxílio de guias. Recomendamos que faça esse passeio acompanhado de pessoas locais, que conhecem bem a região. 
  • Ilha de Páscoa – Isolada do mundo, repleta de belas paisagens e gigantes estátuas de pedra, a Ilha de Páscoa é parte do Chile e pede alguns dias somente para ser descoberta. Aproveite para fazer trilhas e se conectar com a natureza, observar o relevo vulcânico e tirar fotos icônicas neste pequeno pedaço de paraíso. Por ser uma ilha, é necessário chegar de avião – você pode aproveitar a viagem para Santiago e esticar um pouco até Hanga Roa, a única cidade da ilha.
  • Puerto Varas – Cidade ideal para quem deseja uma viagem tranquila com belas paisagens. Puerto Varas fica na região dos lagos andinos, no norte da Patagônia, e se destaca pelas águas cristalinas e pelo segundo maior lago do país, o Lago Llanquihue. O vulcão da cidade também funciona como estação de ski, na temporada de inverno e é um lindo plano de fundo para as fotos da cidade. Por se localizar ao sul do país, para chegar até lá, recomendamos uma escala interna de avião, partindo de Santiago. 

Confira outros destinos em nosso blog.