🇦🇷 CERRO CASTOR – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Com pistas de esqui de primeira qualidade, restaurantes deliciosos e muitas outras atividades, O Cerro Castor é um destino incrível para quem quer experimentar o melhor da Patagônia argentina.

  • O que fazer em Cerro Castor: atrações e opções de passeios
  • Onde comer em Cerro Castor: os melhores bares e restaurantes
  • Quando ir ao Cerro Castor: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar em Cerro Castor: opções de hospedagem para sua viagem
  • Como chegar ao Cerro Castor: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas em Cerro Castor.

Se você está planejando uma viagem para a Patagônia Argentina, o Cerro Castor deve estar na sua lista de lugares para visitar. Localizado a apenas 26 km de Ushuaia, o Cerro Castor é a estação de esqui mais austral do mundo e oferece uma das melhores experiências de esqui da América do Sul. Ele possui pistas bem preparadas, meios de elevação modernos e um clima perfeito para o esqui, além disso, há uma linda pista de patinação no gelo.

Uma curiosidade legal de saber é que sua altitude é de apenas 1.057 metros acima do nível do mar no topo e 195 metros na sua base, bem mais baixa se compararmos a outras estações de esqui, o que favorece pessoas que tem dificuldades para respirar em grandes altitudes.

O que fazer em Cerro Castor

O Cerro Castor possui 13 meios de elevação e 34 pistas, categorizadas em fácil, médio, difícil e muito difícil, oferecendo opções para os esquiadores mais experientes até os iniciantes. A estação também dispõe de locais para alugar roupas e equipamentos, sendo um passeio ideal para fazer em família, em casal ou com amigos.

A estação oferece aulas de esqui, snowboard, esqui de fundo, entre outras modalidades, para todos os níveis de conhecimento, contando com mais de 80 instrutores e a opção de fazer aulas em grupo ou individuais.

Para as crianças menores de 14 anos, o Cerro Castor oferece aulas especiais de esqui e snowboard, os que tem de 3 a 6 anos podem participar do “jardim de neve”, com atividades divertidas na neve, e para os bebês de 3 meses a 3 anos existe uma creche em que eles podem ficar enquanto os pais esquiam.

Por lá também se pratica o esqui de fundo ou cross-country, que consiste em uma modalidade de esqui praticada em terrenos planos, ele pode ser praticado por pessoas sem experiência, assim como por crianças e idosos, por ser mais fácil do que esquiar em um terreno íngreme. Em Cerro Castor, essa modalidade ainda tem a sorte de ser praticada rodeada de bosques nativos e paisagens únicas.

Além destas atividades, há também a pista de patinação no gelo, uma atividade para fazer em família e que está aberta durante toda a temporada de inverno.

Onde comer em Cerro Castor

O complexo do Cerro Castor conta com 8 pontos gastronômicos, localizados em pontos distintos da montanha, que oferecem além de pratos deliciosos da culinária argentina e internacional, vistas espetaculares da estação. Conheça alguns deles:

  • Terrazas Del Castor: oferece tanto serviço de buffet quanto a la carte. Seu diferencial são os sushis com pescados da região e a carta de vinhos.
  • Morada Del Águila: fica na base da montanha e conta com um ambiente acolhedor, tendo o cordeiro como seu prato mais famoso.
  • LA BARRA – 600: bar e restaurante com vista para pistas de esqui e que oferece almoços estilo americano ao som de músicas de rock e reggae.
  • ALPINO SPORTS BAR: é um bar esportivo localizado ao lado da pista de patinação no gelo, o lugar ideal para tomar um chocolate quente e comer um sanduíche.

Há também muitas opções de restaurantes na cidade de Ushuaia, onde você pode experimentar a deliciosa carne argentina ou ainda o famoso king crab.

Quando ir ao Cerro Castor

A época para visitar o Cerro Castor é durante a temporada de inverno, que começa em meados de junho e termina em meados de outubro, uma das mais longas do país, mas em contraponto ela não abre durante os outros meses.

A data exata da abertura e fechamento do Cerro Castor depende das condições meteorológicas, mas para acalmar a ansiedade eles costumam avisar o quanto antes através das suas redes sociais.

Nessa época, as condições para esquiar são perfeitas, as temperaturas se mantêm estáveis entre os 4 e -2 graus, preservando a neve muito fofa e de excelente qualidade.

Onde ficar em Cerro Castor

A melhor opção para quem quer ficar próximo ao Cerro Castor é, sem dúvidas, o Castor Ski Lodge. Ele fica na base da montanha e é composto de 15 cabanas muito bem equipadas, aconchegantes e rústicas. Ele ainda conta com um spa e vistas deslumbrantes das montanhas.

Há 15 km do Cerro Castor existem dois hotéis, o Australis Kauyeken, um hotel 4 estrelas que conta com restaurante e ótimo serviço de atendimento e o Bagu Ushuaia Hotel, de 3 estrelas que também possui um restaurante e é pet-friendly.

Além destas opções, a região central de Ushuaia oferece diversas opções, desde um hostel para quem quer economizar, até os hotéis mais luxuosos com vista para o Canal de Beagle.

Como chegar ao Cerro Castor

Para chegar ao Cerro Castor, é preciso pegar um ônibus ou táxi de Ushuaia, que fica a 26km de distância. O percurso leva cerca de 30 minutos, e você pode utilizar os serviços de transporte oferecidos pelo seu hotel ou pelas agências de turismo locais, que disponibilizam várias vans e micro-ônibus para os turistas, ou ainda um táxi.

Não é recomendável alugar um carro, pois se você não tem experiência em dirigir na neve, a experiência pode ser tensa e até perigosa.

Para marcar na agenda (Seção UAU)

Uma curiosidade interessante sobre o Cerro Castor é que ele possui um dos snowparks mais modernos da Argentina.

O Castor Park é um espaço dedicado ao freestyle, com saltos, rampas e obstáculos para esquiadores e snowboarders. Há também uma área para iniciantes, com mini rampas e barreiras para treinar os primeiros passos. O snowpark é supervisionado por instrutores especializados, que oferecem aulas particulares e em grupo. Além disso, a área é equipada com sistemas de som e é um ponto de encontro para eventos da estação de esqui.

Para quem gosta de aproveitar a viagem para fazer compras, vale lembrar que Ushuaia é uma cidade de zona franca, então pode valer a pena se planejar para comprar por lá.

Em resumo, o Cerro Castor é um destino incrível na Patagônia Argentina, que oferece uma infraestrutura de altíssima qualidade, opções gastronômicas deliciosas e uma beleza natural impressionante. Se você está procurando um lugar para experimentar o melhor do esqui e da aventura, não deixe de visitar o Cerro Castor.


Já incluiu o Cerro Castor no seu roteiro de viagem? Aproveite para conhecer outras das melhores estações de esqui na Argentina aqui no blog da BeFly Travel.