🇧🇷 ARRAIAL DO CABO, BÚZIOS E CABO FRIO – TUDO PARA A SUA VIAGEM

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

Cadastre aqui o seu e-mail
para receber nossas novidades e promoções

A famosa Região dos Lagos, conquistou o coração dos cariocas e turistas que adoram explorar praias belíssimas no Brasil. Composta por diversas cidades, entre elas Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, também apelidada de “caribe brasileiro” abriga paisagens exuberantes.

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer em Região dos Lagos: atrações e opções de passeios

BÚZIOS

Uma das cidades mais famosas da Região dos Lagos com certeza é Búzios. A cidade traz um toque de charme, lindos cenários e diversas opções de praias para todos os gostos. Prepare-se para encontrar todos os tipos de pousadas, arquitetura tradicional, gastronomia rica e ainda inúmeros tipos de passeios.

O que fazer em Região dos Lagos: atrações e opções de passeios - BÚZIOS

As praias mais próximas da cidade possuem bastante diversidade entre elas. Você pode encontrar as mais agitadas, mais longas, ou até as menores. Como são mais de 20 praias apenas em Búzios, a dica principal para acertar na viagem é se informar sobre quais mais interessam à viagem e aproveitar para explorar a redondeza.

Não deixe de conhecer algumas das principais praias de Búzios, como a Praia Brava, considerada uma das mais bonitas da cidade, com mar agitado e ondas altas, é possível encontrar surfistas por lá. Além dela, se estiver em busca de um cenário rústico e encantador, vá à Praia Azeda e à Azedinha. Ou para relaxar, a Praia da Tartaruga é ideal. As mais agitadas ficam por conta da Praia de Geribá e da Praia da Ferradura.

Quando quiser um descanso de praias, passeie na Rua das Pedras, a principal rua da cidade e repleta de restaurantes e lojas variadas. Dê uma volta na famosa Orla Bardot para contemplar o pôr do sol e se deparar com a estátua de Brigitte Bardot, que revelou Búzios ao resto do mundo. Se decidir curtir uma balada, vá na Privilège na querida Orla Bardot.

ARRAIAL DO CABO

Prepare-se para conhecer paisagens incríveis e um mar azul belíssimo, digno do Caribe. Arraial do Cabo encanta a todos os turistas que buscam por um descanso em frente ao mar e que, com sorte, podem ser presenteados com a vista da vida marinha por lá – até as baleias orcas já deram as caras por Arraial do Cabo.

Aproveite para vivenciar as atividades de lazer em que o mar é protagonista, experimente esportes náuticos, mergulho, surf e também, se preferir, vá em passeios de barcos. Para os aventureiros, que tal fazer uma trilha e observar as belezas de Arraial por outro ponto de vista?

A programação por lá pode ir das praias aos restaurantes da cidade, que reservam uma deliciosa gastronomia com frutos do mar frescos. Quanto às praias, são 8 ao todo e a mais bonita fica por conta do Pontal do Atalaia, já as mais movimentadas e com estrutura de bar e restaurante são a Prainha e a Praia Grande. Por fim, uma das que pede um pouco de aventura para chegar, com uma bela trilha, é a Praia Brava.

CABO FRIO

A maior cidade da Região dos Lagos tem de tudo. Na estrutura equipada da cidade, você conta com hotéis e pousadas variadas, restaurantes e praias maravilhosas que garantem um banho gelado de mar. Distante apenas cerca de 154 km do Rio de Janeiro e muito perto de Arraial do Cabo (13 km) e Búzios (24 km), é mais fácil de explorar a cidade e, de quebra, ainda curtir as duas cidades vizinhas.

Em Cabo Frio, aproveite o dia para um passeio na bela orla da Praia do Forte e conhecer um pouco de sua história no bairro da Passagem e indo ao Forte de São Mateus , além de uma parada para compras na querida Rua dos Biquínis – por lá você encontra diversas peças de moda praia e acessórios.

As praias de Cabo Frio são movimentadas, mas também garantem descanso e belas paisagens. Visite a Praia do Forte, a principal da cidade, e também dê uma passada na Praia das Dunas, que é vizinha. Ao andar um pouco mais nas praias, é possível chegar na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo. No meio do caminho, entre Dunas e Pontal, você ainda encontra a Praia do Foguete, uma seguida da outra, para você descobrir qual prefere.

Onde comer na Região dos Lagos: as melhores opções gastronômicas

A variedade de restaurantes na Região dos Lagos permite que você explore diversas culinárias e saboreie deliciosos frutos do mar bem fresquinhos. Em Búzios, você encontra restaurantes espalhados pela cidade, mas o melhor lugar para descobrir a gastronomia local é na Rua das Pedras, como o restaurante Primitivo é um dos queridinhos e possui culinária italiana.

Um restaurante tradicional de Búzios, também na Rua das Pedras, é o Chez Michou, que tem cardápio variado para agradar a todos os gostos. Ou, se preferir degustar frutos do mar, o restaurante La Gare é ideal e fica em outro ponto da cidade, na Praia dos Ossos.

Já em Arraial do Cabo, confira o restaurante Casa da Piedra, para degustar frutos do mar em uma culinária tradicional. O restaurante Sol na Cozinha abriga diversas culinárias e promete agradar a todos os paladares, já o Bistrô da Praia traz uma proposta mais descontraída, com diversas opções de petiscos e bebidas para aproveitar a noite.

Em Cabo Frio, vá ao restaurante Casa Kanaloa, com ambiente moderno e menu variado, com uma vista impecável. O Bem Fresh traz o ar da cozinha saudável e o restaurante Arcos do Canal tem uma proposta mais sofisticada para momentos especiais, vale conferir.

Quando ir para a Região dos Lagos: as melhores épocas para visitar

Um destino de viagens que pode ser visitado o ano todo, encontra momentos do ano com grande quantidade de turistas, a época mais movimentada da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é durante o verão. De meados de novembro a março, é necessário programar sua viagem com antecedência para garantir disponibilidade nas pousadas e ter a certeza de esbarrar com bastantes outros turistas por lá.

Por outro lado, se deseja ir em um período para relaxar e com mais calma, outros momentos do ano, como durante o outono (março a junho) ou a primavera (setembro a novembro) podem ser ótimos momentos.

A principal dica para aproveitar a viagem para dar bons mergulhos nas paisagens paradisíacas da Região dos Lagos é ficar de olho na temperatura do mar, já que Cabo Frio é conhecido por banhos gelados de mar.

Onde ficar na Região dos Lagos: opções de hospedagem para sua viagem

Búzios encanta com suas pousadas, não espere menos do que pousadas descoladas, ambientes descontraídos e que também proporcionam mais relaxamento e descanso. Por lá você vai encontrar opções para todos os bolsos e estilos de viajantes, para os que preferem custo-benefício não se preocupem. As opções de hospedagem em Búzios são variadas e a localização é um fator importante na hora de escolher sua estada no local.

Para ficar em uma pousada à beira-mar na Praia Geribá, a mais popular da cidade, a opção requintada é o Chez Pitu Praia Hotel, com decoração moderna e repleta de conforto, além da excelente localização. Já se desejar uma opção em uma praia mais tranquila, como a Praia João Fernandes, opte pela Pousada Gente Bonita La Mansion, moderna e bem equipada.

Uma opção mais central de hospedagem em Búzios é a Pousada Porto Búzios, localizada na Praia do Canto ou o Bliss Hotéis Bella Vista que está próximo da Praia Brava e da Rua das Pedras, são ótimas opções para quem deseja ficar bem localizado e com fácil acesso à determinados pontos da cidade.

Em sua viagem para Arraial do Cabo, a localização também será um fator importante na hora de escolher a hospedagem, com hotéis e pousadas próximos à praia ou mais centrais. A Pousada Mirante do Atalaia fica próxima ao Pontal do Atalaia e dispõe de ótimas comodidades. Próxima à Praia Grande, fica a Pousada Bicho do Mar, completa e confortável. Se preferir um hotel, o Orlanova Hotel é uma opção mais central e com uma bela vista para acompanhar seu descanso.

Se sua viagem for para Cabo Frio, não deixe de conferir a Pousada Areia do Forte, localizada perto do centro e da Praia do Forte, é completa e charmosa, com decoração clássica. Já o Hotel Mirante do Forte, também localizado próximo à praia de mesmo nome, possui diversas comodidades para sua hospedagem.

Por fim, se desejar um hotel mais requintado em sua viagem para Cabo Frio, escolha o Hotel Boutique Recanto da Passagem, com estrutura completa para sua experiência. Além das opções, nas cidades da Região dos Lagos, é possível encontrar apartamentos mais centrais ou hostels para maior custo-benefício dos viajantes.

Como chegar na Região dos Lagos: informações e deslocamentos

A melhor opção para sua viagem à Búzios, Arraial do Cabo ou Cabo Frio é desembarcar no Aeroporto de Cabo Frio. As distâncias entre o aeroporto e o centro de Cabo Frio (cerca de 12 km), Arraial do Cabo (cerca de 10 km) e Búzios (cerca de 35 km) são relativamente pequenas. No entanto, se preferir descer em algum dos aeroportos do Rio de Janeiro – Santos Dumont ou Galeão, será necessário alugar um carro ou transfer para chegar às cidades da Região dos Lagos.

A distância entre o Rio de Janeiro e a Região dos Lagos chega a ser de cerca de 160 km, sendo 154 km para Cabo Frio, 164 km para Arraial do Cabo e 176 km para Búzios, pela estrada BR-101 e Via Lagos.

Ao desembarcar na Região dos Lagos, a recomendação principal é alugar carro para transitar com mais facilidade entre as variadas praias e até entre essas principais cidades. No entanto, se preferir, pode usar transportes públicos, carro por aplicativos ou táxi ou até barco-táxi.

Se decidir ir de carro partindo de São Paulo, a distância irá variar entre as cidades, sendo a mais próxima, Cabo Frio, a cerca de 583 km de distância com a viagem com cerca de 8 horas de duração.

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas da Região dos Lagos

  • Passeio de Barco em Búzios: Aproveite para explorar o entorno do litoral fluminense direto do mar. Por lá, é possível encontrar diversas agências que realizam o trajeto, considerando a passagem por cerca de 12 ilhas e paradas para mergulhos.
  • Arraial do Céu em Arraial do Cabo: Que tal entrar em contato com a natureza observando o céu? Os participantes do evento aprendem a identificar estrelas, planetas, constelações e tudo o que a noite permitir. Para mais informações, é necessário consultar diretamente com a organização.
  • Museu do Surf em Cabo Frio: Criado por um surfista e seu filho para quem deseja conhecer mais sobre o esporte, aprimorar conhecimentos e entrar em contato com uma coleção de mais de 400 pranchas e acessórios.

Gostou desse destino? Descubra outros guias de viagem por aqui.