🇧🇷 BRASÍLIA – TUDO PARA SUA VIAGEM

Descubra a incrível arquitetura modernista de Brasília, saboreie a deliciosa gastronomia local, relaxe em meio às áreas verdes da cidade e desvende os segredos escondidos que poucos turistas conhecem. Embarque nessa aventura pela capital federal e surpreenda-se com tudo o que ela tem a oferecer.

  • O que fazer em Brasília: atrações e opções de passeios 
  • Onde comer em Brasília: os melhores bares e restaurantes da cidade
  • Quando ir a Brasília: as melhores épocas para visitar
  • Onde ficar em Brasília: opções de hospedagem para sua viagem
  • Como chegar a Brasília: informações e deslocamentos
  • Para marcar na agenda: atrações secretas em Brasília.

Localizada no coração do Brasil, Brasília é a capital federal do país e uma das cidades mais importantes do país. Fundada em 1960, a cidade reuniu os talentos ímpares na sua construção de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx, o que a tornou um verdadeiro marco da arquitetura modernista brasileira e a fez ganhar o título de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco

Além de ser a sede do governo federal, Brasília é conhecida por sua ampla oferta cultural, com museus, teatros e centros culturais, além de suas áreas verdes e parques que oferecem opções de lazer e descanso para seus visitantes. A cidade é um exemplo de organização e planejamento no país.

O que fazer em Brasília

Brasília é uma cidade planejada e isso fica evidente em suas atrações turísticas. Um dos pontos mais visitados é a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo e local de trabalho do Presidente da República, o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo e contendo um grande acervo cultural, e o Palácio do Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário que conta com obras de arte expostas e um museu. Todos foram projetados por Oscar Niemeyer e podem ser visitados no seu interior mediante agendamento.

Outro ponto turístico famoso é a Catedral Metropolitana de Brasília, também projetada por Oscar Niemeyer e que possui um formato único composto por 16 colunas curvas de concreto que se encontram no centro. Além disso, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Itamaraty e o Palácio da Justiça são paradas obrigatórias.

Brasília também é um destino cultural imperdível para aqueles que amam museus. A cidade possui diversas opções de espaços culturais que abrigam exposições e acervos de arte, história, ciência e tecnologia. Alguns deles são, o Museu Nacional da República, que conta com exposições itinerantes de artistas brasileiros, além de palestras e seminários, o Memorial dos Povos Indígenas, que abriga exposições sobre a cultura e história dos povos indígenas do Brasil, e o Memorial JK, em homenagem ao idealizador da cidade.

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma ótima opção. Lá, é possível fazer trilhas ecológicas e contemplar a fauna e a flora da região. Já o Jardim Botânico de Brasília é um local ideal para passeios em família, com lagoas, jardins temáticos e um borboletário. Outro local a ser visitado é a Torre de TV, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Uma boa dica para quem não tem tanto tempo, mas quer conhecer todos os principais pontos turísticos de Brasília, é o Brasília City Tour, que percorre a maioria dos cartões postais da cidade.

Onde comer em Brasília

Brasília é uma cidade cosmopolita, com diversas opções de restaurantes e bares para todos os gostos. A região da Asa Sul é famosa por seus bares e restaurantes, com destaque para o Ticiana Werner, da chef homônima, o New Mercadito, um bar badalado, e o Restaurante Universal, que oferece um cardápio completo e ótimo atendimento.

Outro local famoso é o Pontão do Lago Sul, com vista para o Lago Paranoá e uma variedade de restaurantes e quiosques que servem desde comida japonesa até churrasco, como o Wine Garden, o Mormaii Surf Bar e o Fausto & Manoel.

A Feira da Torre é outro local imperdível, que acontece aos sábados, domingos e feriados, onde é possível comprar produtos artesanais e experimentar comidas típicas da culinária brasileira.

Por último, vale falar sobre os restaurantes mais tradicionais e amados pelos brasilienses, a Pastelaria Viçosa, o Cachorro-quente do Landi e o Beirute Bar e Restaurante, não deixe de provar estes clássicos na sua próxima visita à Brasília.

Quando ir a Brasília

Brasília possui duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa. A época das chuvas, de outubro a abril, pode ser menos agradável e atrapalhar um pouco a visita aos cartões postais da cidade. Por isso, a melhor época para visitar a cidade é na estação seca, que acontece de maio a setembro, com temperaturas mais amenas e céu azul. Especialmente no início deste período, pois a partir de agosto a baixa umidade do ar pode incomodar.

Além disso, para aproveitar ao máximo a experiência turística em Brasília, os fins de semana são uma boa opção. Durante esses dias, os hotéis da cidade, que normalmente são frequentados por executivos durante a semana, tendem a ter uma menor lotação e valores de diárias mais baixos. Os pontos turísticos também costumam ser mais tranquilos e menos lotados nestes dias, o que torna a visita mais agradável e permite que os turistas possam explorar a cidade com mais calma.

Onde ficar em Brasília

Brasília tem uma ampla oferta de hotéis e pousadas para todos os tipos de viajantes, desde hotéis de luxo até pousadas e hostels mais econômicos.

A maior parte dos hotéis da cidade está concentrada nos Setores Hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN), que ficam próximos ao Eixo Monumental e contam com uma ampla oferta de hotéis de qualidade. No Setor Hoteleiro Sul ficam os muito bem avaliados Meliá Brasil 21 e o Windsor Plaza Brasília Hotel, já no Setor Hoteleiro Norte, o Cullinan Hplus Premium, o Athos Bulcão Hplus Executive e o B Hotel.

Outra opção é se hospedar no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), próximo ao Lago Paranoá e ao Palácio da Alvorada, onde é possível encontrar hotéis renomados como o Golden Tulip Brasília Alvorada e o Brasília Palace Hotel.

Há ainda opções de hospedagem nos arredores do aeroporto e da rodoviária, como o Ibis Styles Brasília Aeroporto e o Quality Hotel & Suites Brasília, respectivamente.

Como chegar a Brasília

Brasília possui um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (BSB), que recebe voos diretos de diversas cidades brasileiras e internacionais. Além disso, a cidade conta com uma rodoviária interestadual, que recebe ônibus de diversas cidades do país.

Para se locomover dentro da cidade, a opção mais prática é utilizar o transporte público, que conta com ônibus e metrô. Além disso, é possível utilizar táxi ou aplicativos de transporte, que estão disponíveis na cidade.

Para marcar na agenda

Além das atrações turísticas mais conhecidas, Brasília possui alguns segredos escondidos que merecem ser visitados. Um deles é o Planetário de Brasília, que conta com aulas, oficinas e exposições, e funciona de terça a domingo. Outra opção é o Parque Olhos D’água, que oferece uma trilha ecológica e uma área verde ideal para um piquenique em família ou praticar esportes ao ar livre.


Quer saber mais sobre os melhores destinos brasileiros? Continue acompanhando o blog da BeFly Travel e fique por dentro de todas as novidades.