🇧🇷 BELO HORIZONTE – TUDO PARA A SUA VIAGEM

O misto de cidade grande com charme do interior dá à Belo Horizonte ainda mais motivos para ser amada. Planeje sua viagem para Belo Horizonte e espere encontrar bons pontos turísticos, restaurantes e boa gente, já que a capital de Minas Gerais atrai turistas pela sua vasta história e leveza no estilo de vida. Confira mais neste guia!

Um guia completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para Belo Horizonte. Informações sobre hotéis, atrações, passeios, restaurantes, bares e muito mais.

O que fazer em Belo Horizonte: atrações e opções de passeios

Uma cidade cheia de encantos, que pode até passar despercebida ao planejarmos um roteiro de viagens pelo Brasil, porém que é repleta de bons motivos para se apaixonar. Belo Horizonte abriga cultura e pontos turísticos fáceis de serem explorados e, em sua maioria, gratuitos. Para começar, vá à Praça da Liberdade para conferir o grandioso Palácio da Liberdade, que permite visitação.

Palácio da Liberdade, Belo Horizonte/MG - Brasil
Palácio da Liberdade, Belo Horizonte/MG – Brasil.

Para os apaixonados por museus, o Circuito Liberdade é o lugar ideal, visite o Museu das Minas e do Metal, que contempla um importante acervo sobre mineração e metalurgia, as duas principais atividades econômicas do estado e o CCBB BH, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, ideias, música e educação, oferecendo à população uma programação regular com qualidade, diversidade, a preços acessíveis.

Praça da Liberdade, Belo Horizonte/MG – Brasil
Praça da Liberdade, Belo Horizonte/MG – Brasil | Crédito: Antônio Salaverry

Um outro ponto de parada importante na viagem a Belo Horizonte é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, onde está localizada a charmosa Igreja de São Francisco. O complexo se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, desde 2016, e está localizado nos arredores da famosa Lagoa da Pampulha, que marca um cartão postal da cidade, com 18 km de extensão.

Parte do complexo da Pampulha, mais dois lugares são dignos de receber atenção: começando pela Casa do Baile, um centro de referência de arquitetura, urbanismo e design, onde é possível realizar visitações e o Museu de Arte da Pampulha que possui uma vasta coleção própria e espaço para exposições de arte temporárias.

Vista panorâmica da Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte/MG - Brasil
Vista panorâmica da Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte/MG – Brasil

Os amantes de futebol, com certeza, vão adorar uma visita ao Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto). Já quem prefere uma ida a um mercado municipal, não deixe de conhecer o Mercado Central de Belo Horizonte, onde é possível degustar deliciosas comidas regionais e mergulhar um pouco mais na rica cultura de BH.

Estádio do Mineirão - Belo Horizonte/ MG - Brasil.
Estádio do Mineirão – Belo Horizonte/ MG – Brasil.

Para quem procura explorar os bairros da cidade planejada, o Savassi abriga bares despojados – daqueles com mesa na calçada e toda bossa da vida boêmia de Belo Horizonte. Já Lourdes é considerado um dos bairros mais chiques e sofisticados da cidade, com diversas lojas e restaurantes de culinária internacional.

Onde comer em Belo Horizonte: as melhores opções gastronômicas

Feijão Tropeiro Mineiro
Feijão Tropeiro Mineiro

Viajar para qualquer cidade de Minas Gerais é, certamente, degustar deliciosas comidas típicas que vão do clássico pão de queijo – ali ele pode ser saboreado a qualquer momento do dia – ao feijão tropeiro e linguiça. Sem contar as sobremesas que envolvem o queridinho queijo com goiabada, ou melhor, “Romeu e Julieta”. Não se pode esquecer do famoso e tradicional doce de leite. Um aviso importante: saborear as delícias da culinária mineira “direto da fonte” é ainda melhor, por isso, confira opções de restaurantes para seus dias em Belo Horizonte.

 

Pão de queijo.
Pão de queijo.

Para os apaixonados por diversidade, o Jacinta é um restaurante, cervejaria e bar dançante. Daqueles que é possível chegar a qualquer hora e ser sempre bem recebido. Seu cardápio é variado e conta com opções para todos os paladares e ocasiões. Ficou afim de um tradicional pão de queijo mineiro? A Pão de Queijaria é parada obrigatória para conhecer o sabor de um tradicional pão de queijo, além de poder incrementar e deixá-lo gourmet.

Se estiver em busca de uma culinária italiana com um toque local, a Cantina do Lucas é o local ideal. Carinhosamente nomeado como “patrimônio de BH”, o espaço tem tradição e mais 60 anos de casa – sem falar em um menu amplo com vários pratos tradicionais mineiros.

O Mercado Novo é a união de gastronomia, arte e cultura da capital mineira. Um lugar descolado e que merece ser visitado para degustar variedades da cozinha local, especialmente com os restaurantes e bares localizados no segundo piso, chegue a qualquer momento e fique para aproveitar o cair da noite em um local descolado.

Já que Savassi é o bairro dos bares, que tal uma ida ao Redentor Bar? Localizado em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, o bar possui variedades para todos os paladares.

Quando ir para Belo Horizonte: as melhores épocas para visitar

A capital de Minas Gerais pode ser visitada em qualquer momento do ano, já que possui um clima agradável na maior parte dos meses do ano. Se prefere fugir das chuvas e pegar bons dias de sol, perfeitos para turistar e conhecer a cidade, priorize o período entre os meses de abril e setembro.

Festival Planeta Brasil - Belo Horizonte.
Festival Planeta Brasil – Belo Horizonte.

Belo Horizonte também é muito conhecida por sua variedade de shows, festivais e eventos. Então, se quer aproveitar as duas oportunidades, conhecer a cidade e ainda conferir algum evento especial, planeje sua viagem com antecedência para garantir as melhores opções de hospedagem.

Onde ficar em Belo Horizonte: opções de hospedagem para sua viagem 

Escolher onde se hospedar em Belo Horizonte é fácil, afinal existem possibilidades de hotéis para todos os estilos de viajantes. Desde os que preferem maior conforto e comodidades para relaxar aos que gostam do custo-benefício.

Hotel Fasano Belo Horizonte
Hotel Fasano Belo Horizonte

Para quem gosta de uma experiência diferenciada em um local com infraestrutura completa, o recente hotel Fasano desembarcou na cidade em 2018, no charmoso bairro de Lourdes e se encontra a cerca de 43 km de distância do Aeroporto Internacional de Confins. Moderno e equipado, os apartamentos são repletos de conforto, juntamente com outras comodidades oferecidas. O padrão da rede de luxo é garantido por ali.

Se deseja uma outra hospedagem em boa localização, no queridinho e boêmio bairro Savassi, o Novotel BH Savassi é charmoso e conta com tudo o que você necessita para vivenciar a viagem para Belo Horizonte. O aeroporto está localizado a cerca de 43 km do hotel.

Novotel, Savassi - Belo Horizonte.
Novotel, Savassi – Belo Horizonte.

Prefere uma hospedagem mais central e próxima aos principais pontos turísticos da cidade, como o complexo da Pampulha? Então o Nobile Inn Pampulha é ideal. Há 2 km da Lagoa da Pampulha e cerca de 36 km do aeroporto internacional, o hotel tem um ótimo custo-benefício, mas também conforto.

Os “hostels”, conhecidos por esquemas de albergue, são opções que atraem os viajantes que preferem opções mais econômicas para se hospedar em Belo Horizonte. Um bom exemplo é o Chalé Mineiro Hotel & Pousada, que dispõe de opções de quartos compartilhados e privativos, além da área comum compartilhada. Distante cerca de 41 km do aeroporto internacional. Além das opções de aluguel de apartamentos mais centrais que possibilitam conforto e liberdade por diferentes valores.

Como chegar em Belo Horizonte: informações e deslocamentos

Aeroporto Internacional de Confins (CNF) - MG
Aeroporto Internacional de Confins (CNF) – MG

A cidade possui dois aeroportos, porém o mais utilizado para quem fica em Belo Horizonte é o Aeroporto Internacional de Confins (CNF). Localizado na cidade de Confins, com cerca de 40 km de distância até BH, este é o aeroporto que mais recebe voos internacionais e nacionais de diferentes cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília e muitas outras.

Para se deslocar do Aeroporto de Confins até Belo Horizonte, você pode optar pelo translado de carro (alugado, táxi ou aplicativos) ou utilizar o transporte público, no caso o ônibus. Recomendamos que já esteja programado qual meio de transporte utilizar ao desembarcar, para ganhar agilidade em sua viagem à capital mineira.

Deseja ir à Belo Horizonte de carro? O acesso para a cidade é fácil por meio de diversas rodovias principais do país, como a BR-040 para quem chega do Rio de Janeiro e Brasília, ou a BR-381 para quem chega de São Paulo, já para quem vai do Espírito Santo a rodovia é a BR-262.

Além disso, a distância de BH para outras capitais são: Brasília (716 km), São Paulo (586 km), Rio de Janeiro (434 km), Vitória (524 km), Salvador (1.372 km), Fortaleza (2.528 km) e Porto Alegre (1.712 km). A dica principal é planejar a viagem, revezar o trajeto de carro e aproveitar as belas paisagens naturais do caminho.

PARA MARCAR NA AGENDA (SEÇÃO UAU): atrações secretas de Belo Horizonte

Instituto Inhotim, Brumadinho, MG. | Crédito: Paulo Nabas
Instituto Inhotim, Brumadinho, MG. | Crédito: Paulo Nabas
  • Instituto Inhotim – Um museu de arte contemporânea a céu aberto e um Jardim Botânico, esse é o complexo do Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho (cerca de 62 km de distância de Belo Horizonte) e merece sua visita. Com localização privilegiada, entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o espaço garante uma vivência rica da natureza e arte, já que abriga mais de 140 hectares e diversas obras de artistas nacionais e internacionais, exibidas ao ar livre.

 

Cachoeira Grande, Serra do Cipó.
Cachoeira Grande, Serra do Cipó.
  • Serra do Cipó – Cerca de 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó encanta todos os viajantes pelo charme e contato com a natureza. O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma unidade de conservação brasileira que abriga paisagens naturais de tirar o fôlego. Passe um final de semana na cidade e explore restaurantes e outras paisagens, como a Cachoeira Véu da Noiva.

 

  • Ouro Preto - MG | Crédito: Kanokratnok
    Ouro Preto – MG | Crédito: Kanokratnok

    Ouro Preto – A cidade que já foi capital de Minas Gerais fica a apenas 100 km de Belo Horizonte e merece mais de dois dias para ser explorada com atenção. Ouro Preto é fonte de história do período colonial brasileiro, cultura e uma boa cachaça, com produção local. Não deixe de observar obras da arquitetura de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

 


Gostou desse destino? Descubra outros guias de viagem por aqui.